Polícia

Guarda Municipal prende homem por tentativa de furto no Centro de Maceió

Crime ocorreu no prédio da FMAC, na Praça dos Martírios e prisão foi efetuada durante rondas no Centro

Por Ascom Semsc 29/04/2026 08h42
Guarda Municipal prende homem por tentativa de furto no Centro de Maceió
Rondas da Guarda tem sido intensificadas após aumento de furtos no Centro - Foto: Ascom Semsc

Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu Bravo), da Guarda Municipal de Maceió, prenderam em flagrante um homem suspeito de furtar fiação elétrica e a condensadora de um aparelho de ar-condicionado do prédio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), localizado na Praça dos Martírios, no Centro da capital. A prisão ocorreu na madrugada desta quarta-feira (29), durante rondas de rotina realizadas na região central.

As ações de patrulhamento foram intensificadas após o aumento no número de furtos a estabelecimentos comerciais, o que tem gerado insegurança e prejuízos aos comerciantes. O subsecretário de Segurança Cidadã, Alex Pereira, destacou o reforço nas operações.

“Estamos intensificando as rondas no Centro de Maceió, especialmente durante a noite e a madrugada, para coibir furtos e arrombamentos em estabelecimentos comerciais. Desta vez, o crime ocorria em um prédio público, o que também causaria prejuízo ao município. Estamos elaborando um plano de ação ainda mais efetivo, com a participação de outras forças de segurança”, explicou.

Segundo os agentes responsáveis pela ocorrência, o suspeito era usuário de drogas e teria cometido o crime para quitar uma dívida com o tráfico. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes para passar pelos procedimentos cabíveis.

Recentemente, a Secretaria de Segurança Cidadã se reuniu com representantes da Aliança Comercial para discutir os furtos registrados na região central da cidade.


Prisão foi efetuada pela equipe do ROMU Bravo (Foto: Ascom Semsc)


Levantamentos do órgão apontam que parte os crimes estão associados ao uso de drogas, com furtos sendo praticados para sustentar o vício.

Um plano de ação está em elaboração e contará com a atuação integrada de diferentes órgãos de segurança. A iniciativa tem como foco o reforço de medidas preventivas e repressivas, com o objetivo de ampliar a segurança na área central e reduzir a incidência de crimes, minimizando os impactos para os comerciantes locais.