Polícia
Reunião debate ações contra ocorrências de arrombamentos no Centro de Maceió
Secretaria de Segurança Cidadã vai elaborar plano de ação para coibir furtos em estabelecimentos
A Secretaria de Segurança Cidadã de Maceió se reuniu, nesta quarta-feira (22), com a Aliança Comercial e outros órgãos de segurança para ouvir as principais queixas e denúncias relacionadas aos arrombamentos de estabelecimentos no Centro de Maceió. Os furtos têm gerado prejuízos e insegurança para proprietários e trabalhadores.
Durante a reunião, o secretário de Segurança Cidadã, delegado Thiago Prado, explicou como funciona o modus operandi das ações criminosas.
“Temos observado que esses crimes são praticados por usuários de drogas, que cometem delitos para sustentar o vício. Eles furtam fios de cobre e os vendem em ferros-velhos para comprar mais droga. O que nos preocupa é que esses criminosos, quando presos são rapidamente soltos e voltam a cometer os mesmos crimes, enquanto o empresário continua arcando com os prejuízos”, destacou.
As ocorrências se concentram principalmente durante a madrugada e envolvem, em muitos casos, o furto de equipamentos de ar-condicionado, de onde é retirado o cobre para comercialização.
Ainda durante o encontro, o secretário ressaltou a necessidade de atuação conjunta entre o Ministério Público e a Defensoria Pública, em parceria com os órgãos de segurança, para impedir a continuidade dessas práticas em Maceió.
O presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior, afirmou que o trabalho das forças de segurança tem sido realizado, mas destacou a necessidade de soluções mais efetivas.
“Ficamos de mãos atadas diante dessa situação. Reconheço o trabalho da polícia, mas precisamos de ações concretas para acabar com esses casos. O comerciante não pode continuar arcando com esses prejuízos”, disse.
O comerciante Edvaldo Propaganda também relatou os danos sofridos em seu estabelecimento.
“As pequenas empresas que sustentam o país sofrem com isso. Quem não produz acaba agindo livremente, enquanto nós ficamos à mercê da impunidade. A polícia cumpre seu papel ao prender, mas a Justiça solta rapidamente. Falta uma legislação mais rigorosa”, afirmou.
Também participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Delegacia do 1º Distrito e do programa Ronda no Bairro.
Mais lidas
-
1Projetos-piloto
Tecnologia torna transporte público mais seguro para mulheres
-
2Programe-se
Confira o que abre e fecha em AL no feriado de Tiradentes
-
3Maceió
Com quase 10 mi de embarques em 4 anos, Domingo é Livre amplia acesso ao lazer e à cidade
-
4Igaci
Novo ataque de criatura misteriosa causa a morte de gansos e ovelhas em Alagoas
-
5Figura histórica
Tiradentes é ignorado até na rua em sua homenagem



