Polícia

Jovem colombiano desaparecido em Maceió mobiliza autoridades e amigos

Polícia Civil fez atendimento bilíngue a turista estrangeiro em Maceió

Por Tribuna Hoje com Ascom MP/AL e PC/AL 06/02/2026 23h59
Jovem colombiano desaparecido em Maceió mobiliza autoridades e amigos
Turista buscou a Polícia Civil para registrar o desaparecimento do amigo, ocorrido em 2018 - Foto: Ascom PC/AL

O desaparecimento do colombiano Jefferson Stive Castro Ocampo, grafiteiro, voltou a ganhar destaque em Alagoas após a iniciativa de um amigo hondurenho, residente nos Estados Unidos, que decidiu ajudar a mãe do rapaz na busca. Jefferson foi visto pela última vez em Maceió, segundo informações levantadas pela família e pessoas próximas.

O caso chegou ao Programa de Localização de Desaparecidos (Plid/AL), mas não havia registro oficial de boletim de ocorrência. A promotora Marluce Falcão, representante do Navid (Núcleo de Apoio à Vítima de Desaparecimento), orientou que fosse feito o registro em uma delegacia para oficializar as buscas. A promotora reforçou a importância da parceria institucional para ampliar os esforços na localização.

O amigo de Jefferson procurou a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), em Maceió, onde foi recebido pela equipe coordenada pela delegada Luci Mônica, também titular do 2º Distrito Policial da Capital. Para garantir a correta comunicação, uma policial bilíngue foi disponibilizada e o registro da ocorrência foi feito em inglês, na base da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).

Segundo a Polícia Civil, o turista informou que veio ao Brasil para o Carnaval e buscou registrar o desaparecimento do amigo, ocorrido em 2018. Após atendimento inicial em outros órgãos, o caso foi direcionado à DPTur por se tratar de um estrangeiro.

Com o registro oficial, os procedimentos legais cabíveis estão sendo adotados pela Polícia Civil de Alagoas. Apesar de o desaparecimento não ser recente, a família mantém a esperança de localizar Jefferson. O amigo hondurenho, que percorre estados brasileiros onde o grafiteiro teria passado, reforçou que o último local confirmado foi Maceió.

(Imagem: Ascom MP/AL)