Polícia

Mulher descumpre medida protetiva e toca fogo em sua própria casa

Caso foi registrado na tarde de sábado (9) no Sítio mato da Umbelina, no município de Arapiraca

Por Tribuna Hoje com Ciosp 10/08/2025 08h25 - Atualizado em 10/08/2025 12h28
Mulher descumpre medida protetiva e toca fogo em sua própria casa
Central de Polícia Civil de Arapiraca - Foto: Assessoria

Uma ocorrência de violência doméstica e perseguição mobilizou diversas guarnições da Polícia Militar na tarde de sábado (9), no município de Arapiraca, Alagoas. O caso, registrado no Sítio Mato da Umbelina, bairro Guaribas, envolveu uma mulher que descumpriu medida protetiva e ateou fogo em sua própria casa. O fato foi registrado às 13h48, nas proximidades do Cemitério Pré-Vida, bairro Guaribas.

Por volta das 13h, a guarnição RP 03 foi acionada para averiguar uma denúncia de possível violência doméstica. No local, os policiais encontraram a vítima, que relatou estar sendo perseguida reiteradamente por sua ex-companheira, mesmo após ter obtido uma medida protetiva de urgência contra ela. Segundo o relato, a suspeita teria o agredido fisicamente com arranhões no abdômen e tórax, configurando lesão corporal.

A vítima também afirmou que, em ocasiões anteriores, a mulher já havia tentado feri-lo com uma faca e o perseguia em seu local de trabalho, caracterizando o crime de perseguição (stalking). O irmão da suspeita informou aos policiais que ela já havia sido internada em clínicas psiquiátricas por quatro vezes.

Ao chegar ao endereço da suspeita, no bairro Primavera, os policiais foram surpreendidos por uma reação violenta. A mulher começou a gritar e a quebrar objetos dentro da casa, arremessando pratos, copos e panelas sobre o telhado. Durante as tentativas de negociação, ela afirmou que “só sairia da residência morta”.

Diante do alto risco, foi solicitado apoio da guarnição FT 07. Em determinado momento, os policiais perceberam fumaça saindo pelo telhado e constataram que a suspeita havia ateado fogo no interior da residência. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas antes da chegada das equipes, os policiais, com apoio de vizinhos, utilizaram baldes de água para controlar parcialmente as chamas e conseguiram acessar o imóvel, resgatando a mulher com vida.

Após o resgate, a suspeita foi atendida pelo Samu e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu medicação. Já estabilizada, foi conduzida à Central de Polícia, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. A mulher permanece detida.

A guarnição também acompanhou a vítima até o Instituto Médico Legal (IML) para a realização do exame de corpo de delito, garantindo sua segurança durante todo o procedimento.