Polícia
Coronel Paulo Amorim comemora três anos à frente da Polícia Militar de Alagoas
Gestão é marcada pelo acolhimento aos veteranos e combate firme ao crime organizado no estado

Comandar uma das instituições mais antigas de Alagoas não é uma tarefa simples. Porém, há 1.097 dias, o coronel Paulo Amorim aceitou a missão de conduzir a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). Desde aquele 15 de maio de 2022, a gestão acumula avanços significativos na capacitação da tropa e no combate à violência no estado. Além disso, o oficial apostou em um tratamento humanizado para resgatar o respeito aos veteranos da instituição.
Nomeado pelo governador Paulo Dantas, ele é o 88º comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas desde a fundação da instituição e o 67º a assumir o cargo desde a reorganização de 1912, completando três anos à frente da PM-AL. Com uma agenda de reconhecimento e diálogo com seus subordinados, o coronel Paulo Amorim implementou um ritmo de trabalho intenso, formando uma equipe empenhada na construção de uma corporação ainda mais profissional e eficiente em defesa da população alagoana.
"Liderar a instituição é uma grande honra. São três anos de muito empenho diante dos desafios de manter a paz e a segurança em Alagoas. Sou grato ao governador Paulo Dantas e ao secretário Flávio Saraiva pela confiança em meu trabalho. Aos meus subordinados, deixo meu reconhecimento pela dedicação e espírito de sacrifício. Neste período, alcançamos mais de 4 mil promoções, reduzimos índices de criminalidade e fortalecemos a valorização do nosso efetivo. Continuaremos firmes no compromisso de proteger nosso estado", afirmou o comandante.
Respeito aos heróis do passado
Em forma de gratidão aos serviços desempenhados pelos homens e mulheres que estão na condição de reserva e reforma, o comandante-geral da corporação implementou uma série de iniciativas simbólicas e práticas para os veteranos da instituição. As homenagens ocorrem em todos os eventos organizados pela PM. As solenidades contam com um momento de reverência aos militares da reserva convidados. Além disso, a gestão instituiu que todos os cursos promovidos pela corporação tenham uma disciplina que trate sobre o respeito aos veteranos.
Outra medida implementada foi a criação do “PMais Saúde Veteranos”, um projeto que realiza busca ativa domiciliar, levando assistência médica diretamente às residências desses policiais. As visitas são realizadas por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos. As atividades são geridas pelo Centro Hospitalar da PM.
As ações foram bem recebidas pelos militares da inatividade, que reconhecem a importância das iniciativas de valorização durante a gestão do coronel Paulo Amorim. Um deles é o coronel da reserva e secretário de Gestão Interna da SSP-AL, Jairison Melo, que recentemente foi homenageado em um dos eventos promovidos pela instituição.
“A valorização dos veteranos na Polícia Militar foi um divisor de águas, visto que, nós, veteranos, outrora esquecidos no ostracismo da reserva remunerada, hoje somos constantemente lembrados pelo pioneirismo, pela abnegação profissional nos tempos difíceis que a corporação passou. Reconhecer e valorizar esses profissionais ajuda a manter a motivação, promove o respeito e fortalece o espírito de equipe dentro da PM. Além disso, os veteranos podem atuar como mentores para os mais jovens, transmitindo valores e ensinamentos essenciais para a formação de uma polícia mais eficiente e humanizada”, destaca o secretário.
Avanços no campo operacional
Com uma política de apoio ao serviço ostensivo da PM, a gestão do coronel Paulo Amorim alcançou uma expressiva redução nos índices de criminalidade em Alagoas. Dados do anuário estatístico da corporação mostram uma queda de 7% no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) em território alagoano no comparativo entre 2024 e 2023. Além disso, a PM registrou mais de 1.400 apreensões de armas de fogo no ano passado. Somado ao ano anterior, o número de armamentos recolhidos passa de 2.780.
A presença de mais viaturas policiais nas ruas também resultou no aumento da quantidade de prisões efetuadas pela PM. Nos últimos dois anos, foram mais de 13.900 criminosos detidos ao serem flagrados cometendo algum delito, incluindo líderes do crime organizado e homicidas. Outra importante medida implementada pelo coronel Paulo Amorim foi o retorno da confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela Polícia Militar. Iniciada em 2023, a medida resultou em 2.500 TCOs feitos somente em 2024, um aumento de 295% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Tropa capacitada
Defensor da importância da capacitação para o efetivo policial, o atual comando implementou um ritmo intenso na promoção de cursos e especializações. Até o ano passado, foram mais de 100 cursos organizados pelas escolas de oficiais e praças, com um total de 2.600 militares alcançados. Para 2025, a intenção é aumentar ainda mais a quantidade. De acordo com as Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino (NPCE), divulgadas em Boletim Geral da Corporação pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, está prevista a execução de 64 cursos ao longo deste ano, sendo a maioria voltada à especialização da tropa, incluindo as áreas de inteligência e trânsito.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?