Polícia

Paciente de UBS se revolta com demora no atendimento e quebra objetos da unidade

Devido aos danos, atendimentos na unidade foram suspensos temporariamente

Por Tribuna Hoje 29/04/2025 14h31
Paciente de UBS se revolta com demora no atendimento e quebra objetos da unidade
Polícia Militar foi acionada para conter a paciente - Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (29), uma mulher se revoltou com o sistema de agendamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar de Almeida Lins, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, e causou tumulto e depredação no local.

Conforme relatos, a mulher após esperar por horas pelo atendimento acabou quebrando equipamentos da recepção, como monitores, peças de computadores, vidros e até um aparelho de televisão. A reação da usuária foi gravada por outros usuários.

A usuária insatisfeita também discutiu com uma pessoa e forçou a entrada em um consultório com um chute.

A mulher desabafou, ela estava com um caderno com uma lista de nomes de pessoas que aguardavam atendimento desde a madrugada. “Olha aqui a listinha que não serve pra nada. Olha como eles fazem a gente de besta”, reclamou em frente às câmeras de celulares de outros pacientes.

Os funcionários e outros usuários da UBS tentaram conter a paciente, mas ela não parou e a Polícia Militar precisou ser acionada. Ela foi detida no local.

Por conta dos danos, os atendimentos na unidade precisaram ser suspensos temporariamente, até que os reparos sejam feitos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, divulgou uma nota lamentando o ocorrido e reforçando que todos os agendamentos das unidades municipais devem ser feitos por meio do sistema “Pronto”, que registra uma média de 3 mil solicitações diárias. Segundo o órgão, o sistema está em constante atualização para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários da rede pública.