Polícia
SSP apresenta redução histórica da violência em fevereiro e balanço das ações no Carnaval 2025
Dados mostram queda de 6,1% nos CVLIs em Alagoas, apreensão recorde de drogas e reforço na segurança durante o período carnavalesco

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) divulgou, na manhã desta sexta-feira, os dados referentes à redução da violência no estado durante o mês de fevereiro, além do balanço das operações realizadas no Carnaval 2025. Durante a coletiva de imprensa, o secretário Flávio Saraiva destacou os avanços conquistados pelas forças de segurança e o impacto positivo das ações integradas.
Os números apresentados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) apontam que fevereiro de 2025 registrou a menor quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde o início da série histórica. O estado obteve uma redução de 6,1% nos CVLIs em comparação com o mesmo período de 2024, com destaque para Maceió, onde a queda foi ainda mais expressiva, chegando a 22,5%.
“No acumulado do ano, a redução dos homicídios em Alagoas é de 4,8%, enquanto em Maceió a redução foi de 16,6%. São resultados que demonstram o compromisso das forças de segurança e a eficácia do planejamento estratégico adotado pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário Executivo de Gestão Interna, José Carlos, que realizou a apresentação. Em Arapiraca, no entanto, houve um aumento de CVLIs em fevereiro, passando de 5 para 6 casos.
“Temos o mês de fevereiro com o menor índice de toda a série histórica. Em 2012 foram registrados 226 casos, enquanto este ano foram 76. Uma redução que ultrapassa os 70% e isso nunca houve na história de Alagoas uma redução tão significativa. É fruto de um trabalho intenso e qualificado, mas que, infelizmente, algumas pessoas descredibilizam nossos esforços, mas todos os meses temos respondido com trabalho”, destacou Flávio.

Feminicídio
Os dados também mostram que, em fevereiro de 2025, o número de feminicídios em Alagoas permaneceu estável em relação ao mesmo período do ano anterior, com dois casos registrados. No acumulado do ano, o estado contabiliza três ocorrências desse tipo de crime. Apesar da manutenção dos índices, o secretário Executivo de Polícias de Segurança, Patrick Madeiro, destacou que o combate à violência contra a mulher continua sendo uma prioridade para as forças de segurança, com ações preventivas e repressivas, além do fortalecimento da rede de proteção às vítimas.
No que se refere ao cumprimento de mandados de prisão, as operações realizadas ao longo de fevereiro resultaram na captura de 93 suspeitos envolvidos em diversos crimes, incluindo homicídio, estupro, tráfico de drogas e roubos. Entre os presos, 33 foram detidos por homicídio e 19 por tráfico de drogas, evidenciando o trabalho contínuo das forças policiais na repressão ao crime organizado. O secretário ressaltou que as prisões refletem o esforço conjunto das unidades especializadas e do serviço de inteligência, garantindo que criminosos sejam retirados de circulação e a sensação de segurança da população seja reforçada.
Carnaval
Durante o período carnavalesco, que começou às 7h do sábado e seguiu até as 7h da Quarta-feira de Cinzas, as forças de segurança atuaram com operações integradas em todo o estado. Foram registradas 13 CVLIs, sendo dois casos a mais em relação ao Carnaval de 2024, mas sem alterações no número em Maceió, que manteve 5 casos. Por outro lado, os dados mostram que houve um aumento expressivo na apreensão de drogas. Em Alagoas, foram recolhidos 31,8 kg de entorpecentes, um aumento de 644% em relação ao ano anterior. Em Maceió, a apreensão cresceu 1.170%, saltando de 2,4 kg para 30,2 kg.
Outro destaque foi a redução de 40% nos roubos de motos em Alagoas e a expressiva diminuição de 86% nos roubos de veículos de passeio. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, não houve registro de roubos a coletivos urbanos durante o Carnaval.
No trânsito, o número de acidentes fatais permaneceu estável, com 11 registros. Já os afogamentos com vítimas fatais tiveram uma queda de 75%, passando de 4 para apenas 1 caso.
O secretário Flávio Saraiva ressaltou que os resultados positivos são fruto do trabalho integrado das forças de segurança e do investimento do Governo de Alagoas na área. “Os dados mostram que estamos no caminho certo. Vamos seguir trabalhando para garantir um estado cada vez mais seguro para a população”, concluiu.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas