Polícia
Operação Lei Seca registra redução de 25% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval
Reforço nas ações resultou em queda proporcional dos números em Alagoas, comparado ao Carnaval de 2024
A Operação Lei Seca registrou uma redução de 25,76% nas situações de alcoolemia durante o Carnaval de 2025, em Alagoas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também houve queda de 20,52% na recusa ao teste de alcoolemia.
Os dados refletem o trabalho contínuo do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) em promover a educação para o trânsito e fiscalizar de forma eficaz, o que tem resultado em uma maior conscientização dos condutores sobre a gravidade de dirigir sob efeito de álcool.
Este ano, foram realizadas mais ações e mais testes de alcoolemia. Ao todo, foram feitos 1.558 testes em 2025, contra 830 em 2024, o que representa um aumento de 87,71%. Com o maior número de testes, houve também aumento na quantidade absoluta de infrações relacionadas ao consumo de álcool.
No entanto, ao comparar proporcionalmente os dados com o ano passado, observa-se uma redução nas infrações. Além disso, as ações do Detran resultaram em uma redução de 49,76% nas infrações administrativas. Esses números indicam que, apesar da intensificação na fiscalização, houve uma diminuição nas infrações mais graves.
Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran Alagoas, destacou os resultados positivos.
"A diminuição das situações de alcoolemia e de recusas ao teste é reflexo do aumento da responsabilidade dos condutores alagoanos. Nosso objetivo é garantir um trânsito mais seguro. Para isso, é essencial que as pessoas se conscientizem da importância de não dirigir sob efeito de álcool. A Lei Seca não proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, mas visa impedir que vidas sejam ceifadas no trânsito quando alguém decide misturar álcool e direção", afirmou Oliveira.
A Operação Lei Seca no Carnaval teve início nas prévias carnavalescas, em 21 de fevereiro, e foi encerrada na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. As ações ocorreram em todas as regiões do estado, com atenção especial aos locais de maior concentração de festejos carnavalescos, para garantir um trânsito mais seguro para todos.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




