Polícia

Governo de Alagoas anuncia investigação contra policial militar acusado de agredir mulher no Carnaval

Governador Paulo Dantas e comandante da PM reafirmam respeito aos direitos humanos e garantem que desvios de conduta terão punição rigorosa

Por Rafael Maynart / Agência Alagoas 15/02/2024 17h58 - Atualizado em 15/02/2024 23h19
Governo de Alagoas anuncia investigação contra policial militar acusado de agredir mulher no Carnaval
'Enquanto estivermos à frente do Governo de Alagoas, não vamos permitir nenhum desvio de conduta', disse Paulo Dantas - Foto: Sandro Lima

O governador Paulo Dantas, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), assegurou que o Governo de Alagoas não tolera qualquer tipo de desvio de conduta por parte de servidores públicos, especialmente em casos de violência contra a mulher. A afirmativa foi em resposta ao questionamento da imprensa sobre a denúncia de que um militar, fora de serviço, agrediu uma mulher durante o carnaval.

"Enquanto estivermos à frente do Governo de Alagoas, não vamos permitir nenhum desvio de conduta por parte de qualquer servidor público, muito menos agredindo uma mulher. Qualquer homem ou mulher que se sentir vítima de alguma ação de um policial ou de qualquer servidor público do Estado de Alagoas, nos informe imediatamente para que tomemos todas as providências no rigor da lei", disse o governador.

Ao lado dos secretários de Estado de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e de Governo, Vitor Pereira, Paulo reafirmou o compromisso do Governo no combate à violência contra a mulher. Ele citou medidas como a ampliação do número de unidades da Sala Lilás, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, e o Complexo da Mulher, que deverá ser inaugurado em breve.

O Comandante da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Paulo Amorim, também se manifestou sobre o assunto, reiterando que a hierarquia e a disciplina são pilares da instituição. "A Polícia Militar de Alagoas é uma instituição quase bicentenária. Temos um regulamento forte e não compactuamos com o desvio de conduta de nenhum policial militar, do soldado ao coronel, da ativa ou da reserva", declarou.

Ele ressaltou que qualquer policial que cometer desvio de conduta ou crime será submetido à corregedoria da PM, com direito à ampla defesa e contraditório. Se for considerado culpado, será punido de acordo com o regulamento da instituição. "A Polícia Militar comanda oito mil homens na ativa. Para isso, precisamos ter um regulamento forte e que funcione. Vamos apurar a denúncia e apresentar à imprensa o resultado da nossa investigação", concluiu o coronel Amorim.

O Governo de Alagoas reitera o compromisso com a ética, a transparência e o respeito aos direitos humanos. A violência contra a mulher não é tolerada e qualquer servidor público que cometer desvio de conduta deve ser responsabilizado.