Polícia

Sargento da PM foi vítima de latrocínio; um suspeito está preso e quatro foragidos

Cinco criminosos estão envolvidos no caso que vitimou o policial; ele trabalhava como motorista por aplicativo

Por Marcelo Alves / Agência Alagoas 06/01/2023 19h18
Sargento da PM foi vítima de latrocínio; um suspeito está preso e quatro foragidos
Representantes da SSP deram entrevista coletiva sobre o caso - Foto: Dárcio Monteiro / Agência Alagoas

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas divulgou nesta sexta-feira (6), em uma coletiva de imprensa, que o assassinato do sargento da Polícia Militar Alexandro de Farias Barros Santos, morto a tiros no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho, trata-se de latrocínio. Ainda de acordo com as investigações, cinco criminosos foram identificados, sendo que um deles está preso, e os outros quatro seguem foragidos, mas devem ser presos nos próximos dias. Participaram da coletiva, na sede da SSP, o secretário Flávio Saraiva, o tenente-coronel Patrick Madeiro e os delegados José Carlos dos Santos, Tacyane Ribeiro e Arthur César Silva.

“O crime aconteceu porque os autores estavam tentando roubar carros de forma aleatória à procura de uma vítima, viram o caso do sargento, perseguindo-o. Infelizmente, durante a abordagem, o sargento bravamente tentou reagir, mas foi atingido por um tiro e faleceu no local”, disse o delegado Arthur César Silva. Segundo ele, o caso se trata de latrocínio e já está descartada a hipótese que o crime tenha acontecido por ele ser policial ou qualquer outro problema pessoal. No dia do crime, o policial fazia corridas como motorista de aplicativo. O carro foi levado, mas depois encontrado em uma região entre o Pontal e o Trapiche.

Ainda de acordo com o delegado Arthur César, o motorista do táxi que aparece nas imagens dando cobertura aos criminosos foi preso e confessou participação. “A equipe da inteligência da SSP, com o apoio da população, localizou o carro e identificou o motorista, efetuando a sua prisão, na tarde da quinta-feira (5). Ele confessou o crime e disse que receberia R$ 200 para levar os indivíduos para roubar carros. Ele afirmou que o crime deu errado e acabaram matando a vítima e abandonaram o carro por trás da Braskem”, disse.

Além do motorista preso, há dois outros homens já identificados e outros dois desconhecidos pela PC. O delegado Arthur César informou que um dos identificados é o líder do grupo de assaltantes, mas que não estava no dia do crime. O secretário Flávio Saraiva ressaltou a importância do trabalho integrado das forças policiais e do serviço de inteligência para a resolução do assassinato do sargento PM.

“Para solucionar este caso, a investigação da Polícia Civil precisou utilizar muitos recursos de inteligência. Além disso, a conclusão também é fruto da integração das ações de inteligência da Polícia Militar e Civil. As investigações ainda continuam com o serviço de integração”, analisou Saraiva.

FEMINICÍDIO

A coletiva ainda aproveitou para falar de mais alguns casos de violência que aconteceram nos últimos dias. Entre eles, o caso da Elizabete se trata de feminicídio. A conclusão desse caso contou com as imagens das câmeras de segurança instaladas nas casas dos moradores que ajudou bastante. Desde início, já tínhamos ciência da autoria do crime. Conseguimos encontrar a moto usada pelo criminoso no dia do crime, mas o autor e a arma não foram encontrados. Negociamos a apresentação dele através da sua defesa. E por isso divulgamos o vídeo do crime para que população ajude a encontra-lo através do 181”, disse.

Ainda durante a coletiva, a delegada Tacyane Ribeiro disse que foi encontrado no município Palmeira do Oeste, em São Paulo, um traficante que praticou dois crimes nos dias 3 e 4 de dezembro do ano passado e que fugiu do Instituto Médico Legal (IML). “Já enviamos os mandados de prisão desse traficante que se encontra foragido em Palmeira do Oeste, em São Paulo. Ele deve ter envolvimento com facções criminosas, uma vez que descobrimos que ele já estava praticando tráfico em São Paulo”, disse Tacyane Ribeiro.