Polícia
PF cumpre mandados em Alagoas por falsidade ideológica para comércio e porte ilegal de armas
Suspeitos são investigados por falsidade ideológica para comércio e porte ilegal de armas, além de incitação ao crime

A Polícia Federal (PF) realiza nesta sexta-feira (21) uma operação em Maceió, por conta de investigação por falsidade ideológica para comércio e porte ilegal de armas. Outras operações também acontecem em Pernambuco e São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 37ª Vara Criminal da Justiça Federal em Caruaru, interior de Pernambuco.
Segundo informações da TV Gazeta, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva, 37 de busca e apreensão e 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas. Além de sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e bloqueio de valores.
Houve bloqueio de 14 páginas, perfis e canais de disseminação de conteúdo ilegal na internet.
De acordo com a investigação, se identificou a existência de organização criminosa dedicada à produção de documentos ideologicamente falsos para dar aparência de legalidade ao comércio e ao porte de armas de fogo. Segundo a PF, o grupo usa pessoas jurídicas como instrumentos para produzir conteúdo publicitário, principalmente na internet, para a venda e estímulo indiscriminado do uso de armas de fogo e incitação ao crime.
Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e porte e comércio ilegal de arma de fogo. As penas podem alcançar 30 anos de reclusão e multa.
Apontado inicialmente como alvo da operação, um clube de tiro de Maceió emitiu nota explicando o ocorrido. Confira a nota no perfil das redes sociais do estabelecimento:
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
3Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
4Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
5Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo