Polícia

Dez são presos em operação contra organização criminosa de tráfico de drogas

Organização criminosa atuava na prática dos crimes de tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de arma de fogo

Por Ascom SSP 15/06/2022 09h04
Dez são presos em operação contra organização criminosa de tráfico de drogas
Operação foi deflagrada em Maribondo - Foto: Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou, nesta quarta-feira (15), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas. A operação foi denominada de Jabarandaia e cumpre 13 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Maribondo, Maceió e Arapiraca.

Até o momento, foram realizadas 10 prisões. Deste total, uma prisão ocorreu em Maceió e as outras nove em Maribondo. Também já foram apreendidos uma espingarda, uma arma artesanal e uma quantidade de cocaína que ainda não foi pesada.

A ação foi coordenada pelo Secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública tenente coronel Patrick Madeiro, pelo diretor da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), delegado Felipe Caldas, pelo delegado Mario Jorge, Diretor da Gerência de Polícia Judiciária (GPJ-2), pelo comandante do CPAI – II, coronel Moura, e pelo comandante do 10º Batalhão, tenente coronel Anaximandro.


De acordo com as investigações realizadas, a organização criminosa atuava na prática dos crimes de tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de arma de fogo.

Com base nas provas técnicas realizadas, a DEIC representou os mandados, que foram expedidos pela 17ª vara Criminal da Capital.

Jabarandaia significa ‘manda chuva’ e deu nome a esta operação por conta de um dos criminosos alvo da operação ser o responsável por grande parte do abastecimento de drogas das regiões do Agreste e Sertão de Alagoas, sobretudo, na cidade de Maribondo. Este indivíduo foi preso em outra operação policial, mas seus aliados ficaram à frente das práticas criminosas em Maribondo.

Efetivo Participante


Para o cumprimento dos mandados durante a operação integrada, foram empregados policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Já a Polícia Civil empregou policiais da DEIC, TIGRE, SERB. A operação contou também com a participação do Canil do 3º batalhão e do Grupamento Aéreo da SSP.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.