Polícia
Espingarda furtada do Instituto Histórico é recuperada pela PM
Mais uma arma de fogo furtada do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) no dia 9 deste mês foi recuperada pela Polícia Militar. Informações dão conta de que a espingarda estava dentro de uma bolsa plástica entre barracas de verduras, no mercado da produção, no bairro da Levada em Maceió.
A espingarda foi encontrada por pessoas que passavam pelo local que lembraram do furto no instituto após a divulgação maciça do fato nos veículos de imprensa local e nacional.
As armas pertenciam aos dois primeiros presidentes do Brasil, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ambos alagoanos.
Na última sexta-feira (13), foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma garrucha e um revólver também furtadas do IHGAL.
De acordo com o professor Álvaro Queiroz, secretário perpétuo do instituto, o roubo foi premeditado e o suspeito que aparece nas imagens já está sendo procurado pela polícia investigativa.
Um levantamento ainda está sendo feito, mas até o momento aproximadamente 80 peças não foram encontradas no museu após a ação criminosa, a exemplo da espada de Marechal Deodoro.
Além do item, medalhas de bronze e armas que pertenciam aos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ex-presidentes da República, também foram furtadas.
"Pistolas e outras armas do século 19 usadas na Guerra do Paraguai também foram levadas. Todos os materiais pertencem ao Exército Nacional e Patrimônio Histórico. Já entramos com o requerimento para que a Polícia Federal entre na investigação junto com a Polícia Civil", salientou o professor.
Na saída, os ladrões deixaram para trás uma mochila de cor rosa.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação