Polícia

Agentes prendem em flagrante oito pessoas e apreendem 170 aves silvestres em Alagoas

Operação Curupira 17 ocorreu de 16 e 22 de março

Por Assessoria 22/03/2022 16h17
Agentes prendem em flagrante oito pessoas e apreendem 170 aves silvestres em Alagoas
Operação Curupira 17 - Foto: Assessoria

A Operação Curupira 17, que ocorreu de 16 e 22 de março, apreendeu 170 aves silvestres e oito pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e ter em depósito pássaros ou carcaças de animais silvestres. Além disso, 13 multas foram aplicadas totalizando R$ 164 mil, sendo 11 delas por crimes contra a fauna e duas por desmatamento de mata ciliar e produção de carvão. A Operação foi coordenada pelo ICMBio, com o apoio do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPM).

Segundo o chefe da Esec de Murici, Marco Freitas, a operação focou no combate aos crimes de caça e cativeiro ilegal de animais silvestres na Área de Proteção Ambiental (APA) estadual de Murici e na Esec de Murici. “E como teve muita chuva no período, a equipe se concentrou em seis cidades e sua zona rural como: Colônia Leopoldina, Murici, Messias, União dos Palmares, Flexeiras e Joaquim Gomes”, ressalta.

Além da apreensão de 170 aves silvestres, a equipe destruiu 200 gaiolas e alçapões, 26 tatuzeiras, o maior número deste tipo de armadilha em todas as operações realizadas na APA e na Esec de Murici. A fiscalização ainda recolheu sete espingardas e seis canos, além de 17 carcaças de animais silvestres, 14 de tatu-verdadeiro, um de tatu rabo-de-couro, um tamanduá-mirim e um cuandu-mirim.

Carcaças de animais foram recolhidas (Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)