Mundo
Tornados e tempestades deixam 21 mortos, destroem casas e formam nuvem de poeira nos EUA

Tempestades e a passagem de dois tornados na sexta-feira (16) no centro-oeste dos Estados Unidos já deixaram 21 pessoas mortas, segundo disseram autoridades locais neste sábado (17).
As mortes ocorreram nos estados de Missouri e do Kentucky.
Os tornados e as tempestades são parte de um evento climático severo fora de época que também provocou uma nuvem de poeira em Chicago, deixou centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica e gerou ainda uma onda de calor extremo no Texas (leia mais abaixo).
Na noite de sexta-feira (17), um tornado atingiu o condado de Laurel, no Kentucky. Segundo autoridades locais, 14 pessoas morreram no estado por conta da passagem do fenômeno. Na manhã deste sábado, equipes de resgate seguiam buscando por desaparecidos.
"As buscas por sobreviventes continuam na área danificada", informou o gabinete do delegado do condado John Root.
Na Igreja Cristã Centennial, o chefe do batalhão do Corpo de Bombeiros de St. Louis, William Pollihan, disse à agência de notícias Associated Press que três pessoas precisaram ser resgatadas após parte da igreja ruir. Uma delas morreu.
"Foi realmente devastador", disse a prefeita da cidade de St Louis, Carla Spencer. Spencer decretou na sexta-feira estado de emergência e toque de recolher noturno nos bairros com os maiores danos.
A moradora da cidade Stacy Clark disse que a vítima do desabamento de parte da igreja foi sua sogra, Patricia Penelton, que segundo Clark era uma voluntária muito ativa da igreja.
Jeffrey Simmons Sr., que mora em frente à igreja, relatou à Associated Press que recebeu um alerta em seu celular e, em seguida, as luzes se apagaram. "E de repente, muito barulho, vento forte", disse eleque afirmou ter ido com o irmão para o porão. Mais tarde, ele percebeu que a situação era pior do que imaginava. "Tudo estava destruído.
Outras duas das 16 mortes ocorreram pela passagem de um tornado no condado de Scott, cerca de 209 quilômetros ao sul de St. Louis, ferindo também várias outras pessoas e destruindo casas, escreveu o delegado local Derick Wheetley nas redes sociais.
Já em Chicago, o sistema climático extremo empurrou uma nuvem de poeira que formou uma espécie de "paredão" ao redor da cidade e prejudicou a visibilidade. Pelas redes sociais, moradores da cidade registraram a entrada da nuvem de poeira (veja exemplo acima).
O Texas também foi atingido pelo fenômeno que deixou uma onda de calor extremo no estado do sul dos EUA. Na sexta-feira, termômetros em cidades como Austin e San Antonio registraram mais de 40ºC, temperatura atípica para uma época anterior à chegada do verão.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NHS, na sigla em inglês) também alertou do Kentucky, do sul de Indiana, do sul de Illinois e de partes do Tennessee, Missouri, Arkansas e Ohio para que se preparem para tempestades intensas nos próximos dias que podem incluir granizo do tamanho de uma bola de tênis.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'