Mundo

Avós e tios de Émile detidos pela morte do menino francês em 2023

Por Notícias ao Minuto 25/03/2025 14h01
Avós e tios de Émile detidos pela morte do menino francês em 2023
Émile desapareceu em julho de 2023 em Vernet, Alpes-de-Haute-Provence, França - Foto: Reprodução

Quatro pessoas, incluindo os avós de Émile, Philippe Vedovini e a sua mulher, foram detidas no âmbito da investigação à morte do menino, avança o Le Figaro.

As outras duas pessoas são "dois dos filhos adultos" dos avós, refere o Ministério Público, ou seja, tios da criança.

Refere o jornal francês que a identidade destes dois adultos não foi imediatamente revelada, sabendo-se apenas que fariam parte do círculo familiar da vítima.

Recorde-se que o menino de dois anos desapareceu em julho de 2023 em Vernet, Alpes-de-Haute-Provence, França.

“Esta manhã, 25 de março de 2025, Philippe Vedovini e a sua mulher, avós de Emile Soleil, bem como dois dos seus filhos adultos, foram detidos por investigadores da unidade de investigação da gendarmaria de Marselha, acusados de homicídio voluntário e de ocultação de cadáver”, declarou o procurador Jean-Luc Blanchon num comunicado enviado à AFP.

Acrescentou ainda que estas ordens de prisão preventiva inserem-se numa fase de verificação e comparação das informações recolhidas durante as "investigações efetuadas nos últimos meses".

A advogada dos avós já confirmou a detenção não querendo, porém, fazer mais declarações sobre o assunto.

As autoridades revelaram que, assim que as operações estiverem concluídas, uma nova comunicação será feita.

Émile desapareceu em julho de 2023 em Vernet, Alpes-de-Haute-Provence, França. Depois de 9 meses de buscas e investigações, as suas ossadas foram encontradas a 30 de março de 2024. A 8 de fevereiro deste ano, o menino foi sepultado numa cerimónia em que os avós agradeceram calorosamente a todos os que "apoiaram" a família desde o início e pediram aos juízes e investigadores que lhes dessem respostas, para "compreenderem o que aconteceu a Émile".

O menino foi sepultado no cemitério de La Bouilladisse, Bouches-du-Rhône, onde vive a família, e centenas de pessoas marcaram presença.