Mundo
ONU condena desfile de corpos de reféns israelenses em Gaza
O chefe de Direitos Humanos das ONU condenou a forma como o Hamas fez a devolução dos quatro corpos de reféns israelenses nesta quinta-feira (20) em um comunicado à imprensa.
Volker Turk disse que o desfile de corpos em Gaza foi abominável e vai contra o direito internacional.
"Segundo o direito internacional, qualquer entrega dos restos mortais de pessoas falecidas deve obedecer à proibição de tratamento cruel, desumano ou degradante, garantindo o respeito à dignidade do falecido e de suas famílias", afirmou.
A devolução
O grupo terrorista Hamas entregou na manhã desta quinta os restos mortais de um bebê, uma criança, a mãe deles e um idoso em caixões pretos. O bebê tinha oito meses e era o mais jovem dos reféns israelenses do Hamas mantidos na Faixa de Gaza.
Três dos restos mortais são da família Bibas, símbolo em Israel do sofrimento dos reféns mantidos em Gaza: Shiri Bibas, de origem argentina, dos filhos dela Kfir Bibas, de oito meses, e Ariel Bibas, de 4 anos. O idoso Oded Lifschitz, de 83 anos, é o quarto corpo entregue.
A entrega, que faz parte do acordo de cessar-fogo em vigor desde 19 de janeiro, aconteceu em Khan Younis, na Faixa de Gaza. Os restos mortais foram entregues em caixões pretos para integrantes de Cruz Vermelha, responsáveis por levá-los até Israel. O governo israelense confirmou a entrega dos corpos.
Mais lidas
-
1Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
2Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
3Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
4‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
5Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém




