Mundo

EUA atualizam regra de exames médicos e vacinação para o green card

Por Assessoria 17/12/2024 13h05
EUA atualizam regra de exames médicos e vacinação para o green card
Green card - Foto: Imagem ilustrativa

O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) anunciou mudanças nos procedimentos para solicitação do green card – o documento de residência permanente para estrangeiros. A partir de agora, os imigrantes deverão incluir, junto ao pedido de ajuste de status, os resultados de seus exames médicos e registro completo de vacinação. A medida entrou em vigor no início de dezembro de 2024 e é obrigatória para os solicitantes elegíveis.

“A novidade é que, agora, os documentos que comprovam os requisitos de saúde devem ser enviados juntos com a solicitação do green card. Caso contrário, o pedido de residência permanente pode ser rejeitado”, explica Leda Oliveira, CEO da AG Immigration, escritório de advocacia especializado em green cards para os EUA.

Leda explica que era comum que esses documentos fossem requisitados posteriormente, durante a análise do processo, o que gerava atrasos ou pedidos adicionais de evidências por parte do USCIS.

Com a nova regra, os solicitantes precisam agendar um exame médico com um médico credenciado pela imigração, que será o responsável por preencher e assinar os documentos necessários. No Brasil, apenas cinco médicos são autorizados para realizar esses exames. Contudo, a nova regra é destinada especificamente para os imigrantes que pedem o green card quando já estão em solo americano. Nestes casos, segundo Leda, há muito mais profissionais disponíveis.

“O objetivo é garantir que o candidato não tenha condições de saúde que o tornem inadmissível, como doenças contagiosas, e que esteja em dia com as vacinações obrigatórias”, diz a CEO da AG Immigration.

Orientações práticas

Para evitar problemas no envio, os candidatos devem seguir estas etapas:
Agendar o exame médico com antecedência e garantir que o cirurgião autorizado preencha corretamente os formulários.
Enviar o relatório médico e o registro de vacinação junto com o pedido de ajuste de status.
Conferir as instruções atualizadas do USCIS para evitar erros que possam levar à rejeição do processo.

Impacto na comunidade brasileira

O anúncio é relevante para a comunidade brasileira que busca a residência permanente nos EUA, uma vez que o número de pedidos de green card e ajustes de status é significativo.

Uma pesquisa da AG Immigration, feita com dados obtidos junto ao Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), revelou que, em 2023, um total de 28.050 brasileiros receberam a residência permanente estadunidense – o famoso green card. Trata-se do maior volume da história e de uma alta de 16% em relação às 24.169 emissões de 2022 – o recorde anterior.

Com isso, o Brasil foi o 10º país que mais recebeu o benefício imigratório. O ranking é liderado por México (179 mil), Índia (76 mil), Cuba (74 mil), República Dominicana (66 mil) e China (58 mil).