Mundo
OTAN autorizar ataques de longo alcance da Ucrânia representaria guerra direta com a Rússia
O ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (12) que o Kremlin considerará que países da OTAN estarão em guerra direta contra Moscou se autorizarem que a Ucrânia utilize armamentos de longo alcance fornecidos por eles para atacar alvos mais distantes dentro do território russo.
Diplomatas dos Estados Unidos e do Reino Unido estão discutindo essa flexibilização, e analistas projetam que ela deve ser autorizada até o fim de semana.
“Isso mudaria significativamente a própria natureza do conflito”, disse Putin em entrevista a uma emissora de televisão estatal, em declarações reproduzidas pelo jornal The Moscow Times.
“Isso significaria que os países da OTAN, os EUA, os países europeus, estarão em guerra com a Rússia”, alegou o ditador russo.
“Se for esse o caso, então, levando em consideração a mudança da natureza do conflito, tomaremos as decisões apropriadas com base nas ameaças que enfrentaremos”, disse Putin, que disse que a flexibilização “é uma decisão sobre se os países da OTAN estarão diretamente envolvidos no conflito militar ou não”.
Kiev vem pedindo que seus aliados levantem restrições que impedem a Ucrânia de bombardear a Rússia com armas de longo alcance do Ocidente, para atingir alvos mais distantes dentro do território russo.
Segundo fontes ouvidas pelo jornal inglês The Guardian, o entendimento de Kiev é que a Rússia só considerará negociar um cessar-fogo se acreditar que a Ucrânia tem a capacidade de “ameaçar Moscou e São Petersburgo”.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas