Mundo

Trump é investigado por possível violação de Lei de Espionagem

Por R7 13/08/2022 11h18
Trump é investigado por possível violação de Lei de Espionagem
Donald Trump - Foto: David 'Dee' Delgado / Reuters

A Procuradoria-Geral dos Estados Unidos pediu a um juiz que permitisse a operação de busca e apreensão na mansão de Donald Trump na Flórida alegando uma possível violação da Lei de Espionagem por parte do ex-presidente por suposta retirada de documentos confidenciais quando ele deixou a Casa Branca.

Essa informação consta no mandado de busca e no inventário do que foi apreendido na operação que o FBI realizou na última segunda-feira (8) na mansão de Trump em Mar-a-Lago. O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, pediu que esses dados fossem retirados de sigilo, e o próprio ex-presidente não se opôs.

Entre os documentos apreendidos estavam 26 caixas, cada uma etiquetada com um número, assim como várias pastas de documentos e fotos com as inscrições "top secret" ou "confidencial".

Entre eles está um documento intitulado "presidente da França" e outro sobre o pedido de indulto a Roger Stone, um ex-conselheiro de Trump, assim como numerosos documentos confidenciais sem descrição.

O mandado aprovado pelo juiz Bruce Reindhart, de Palm Beach, foi assinado em 5 de agosto, três dias antes da operação, e dava ao FBI um prazo até 19 de agosto para realizá-la.

O mandado enumera o que o FBI poderia apreender: quaisquer documentos ou caixas marcados como "classificado", qualquer indicação de transmissão de dados ou informações de segurança nacional e quaisquer arquivos presidenciais criados entre 20 de janeiro de 2017 e 20 de janeiro de 2021, o período em que Trump esteve no cargo.