Mundo
Suprema Corte dos EUA rejeita recurso de Donald Trump sobre imigração
Magistrados se recusaram a julgar recurso do governo contra decisão de janeiro de juiz federal que bloqueou iniciativa de Trump
A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma derrota ao presidente Donald Trump nesta segunda-feira, determinando que o governo mantenha as proteções que desejava encerrar a centenas de milhares de jovens imigrantes levados ilegalmente ao país quando crianças.
Os magistrados se recusaram a julgar um recurso do governo contra decisão de janeiro de um juiz federal que bloqueou a iniciativa de Trump de rescindir o programa que beneficia os imigrantes conhecidos como “Dreamers” (Sonhadores), implementado em 2012 por seu antecessor, o democrata Barack Obama.
As proteções começariam a ser retiradas a partir do início de março sob a iniciativa do republicano Trump, anunciada em setembro.
Sob o programa, cerca de 700.000 jovens adultos, na maioria hispânicos, são protegidos da deportação e recebem autorização para trabalhar por períodos de dois anos, que podem ser renovados. Até o momento o Congresso não aprovou qualquer legislação sobre o futuro dos “Dreamers”, incluindo um possível caminho para obter cidadania.
No mês passado, juiz federal de San Francisco William Alsup decidiu que o programa deveria permanecer em vigor enquanto o litígio sobre a legalidade da medida de Trump é resolvida, provocando o recurso incomum do governo diretamente à Suprema Corte, ignorando um tribunal federal de apelações.
Em um breve comunicado, os juízes da Suprema Corte não explicaram seus motivos para rejeitar o recurso, mas disseram que a apelação foi “negada sem prejuízo”, indicando que não consideraram o mérito da questão, que ainda precisa ser considerada por um tribunal inferior, o 9º Tribunal de Apelação dos EUA, em San Francisco.
A Suprema Corte também disse que espera que o tribunal inferior “proceda prontamente para decidir este caso”.
Mais lidas
-
113 a 17 de agosto
AgSUS vai selecionar 27 profissionais para atuar na saúde indígena em Alagoas e Sergipe
-
2Vítima ou monstro?
Onde está Elize Matsunaga hoje? O que o filme não mostrou
-
3Romance, chantagens e ambições políticas
Final de A Mulher Proibida explicado: com quem Karen Arbeláez fica no episódio 61?
-
4Guerra pelo Trono de Ferro
Quem morre em A Casa do Dragão 3? Final da temporada explicado
-
5Flagrante
Dupla é presa com cocaína, maconha e balança de precisão em Maribondo





