Mundo
Irã reagirá com determinação a violação do acordo nuclear, diz presidente
Hassan Rohani destacou que o acordo pertence à comunidade internacional e não a um ou dois países

O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou nesta quarta-feira ante a Assembleia Geral da ONU que seu país reagirá com determinação a qualquer violação do acordo nuclear assinado com vários países em 2015.
O dirigente destacou que o acordo pertence à comunidade internacional e não a um ou dois países e que os Estados Unidos decidirem violá-la, acabará "destruindo sua credibilidade".
Mais cedo, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse que o presidente americano, Donald Trump, não está satisfeito com o acordo firmado com o Irã.
No seu discurso, na 72ª assembleia geral das ONU, Trump chamou o acordo nuclear concluído em 2015 com as grandes potências de uma "vergonha" e afirmou que o Irã é dirigido por uma "ditadura corrupta". "O acordo com o Irã é uma das piores transações (...) Francamente, este acordo é uma vergonha para os Estados Unidos".
"É hora de o mundo inteiro se unir a nós para exigir que o governo iraniano pare de semear a morte e a destruição", declarou na tribuna da ONU, criticando as "atividades desestabilizadoras" de Teerã, segundo a France Presse.
Haley afirmou, no entanto, que a fala de Trump não é um sinal de que os EUA deixarão o tratado. "Não é um sinal claro de que ele planeja se retirar. É um sinal claro de que ele não está feliz com o acordo", disse Haley, em entrevista à CBS News, segundo a Reuters.
Decisão
Mais cedo Trump, afirmou que já tomou uma decisão sobre a participação de seu país no acordo nuclear, mas não quis revelar qual é.
"Já decidi", disse Trump aos jornalistas ao ser perguntado sobre sua posição em relação ao pacto nuclear antes de se reunir com o presidente da Autoridade Nacional a Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, em um hotel em Nova York, onde ambos participam da Assembleia Geral da ONU.
Após os jornalistas insistirem eu querer saber se os EUA continuarão ou não no acordo nuclear, Trump apenas disse: "Eu avisarei a vocês qual é a decisão".
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia