Mundo
Eleições que definirão novo presidente em Angola transcorrem normalmente
Será escolhido o sucessor do presidente José Eduardo dos Santos, que está há 38 anos no poder
Cidadãos em Luanda, no distrito Urbano do Rangel, já votam desde as primeiras horas de hoje (23), nas quartas eleições em Angola. O processo de votação começou bem e convoca os cidadãos à adesão maciça ao voto.
Será escolhido o sucessor do presidente José Eduardo dos Santos, que está há 38 anos no poder.
A Constituição angolana aprovada em 2010 prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).
O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votado é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo, conforme define a Constituição, moldes em que já decorreram as eleições gerais de 2012.
Na Assembleia de Voto nº 1.000, onde funcionam duas mesas de voto, o presidente da assembleia, Edilson Júlio, prevê se sejam atendidos mais de mil cidadãos."O trabalho decorre na normalidade, começamos às 7h [hora local] com a votação inicial dos membros da mesa da assembleia, operadores logísticos, delegados de lista e agora, como pode ver, já estamos a atender os cidadãos aqui desta zona e em cada mesa temos cinco cadernos eleitorais", disse.
De acordo com Edilson Júlio, marcam presença igualmente os delegados de lista das seis forças políticas concorrentes a estas eleições. "Já tivemos aqui também a presença de um observador nacional e não temos qualquer anomalia a registar". "Não há qualquer problema administrativo, técnico e logístico e decorre na normalidade", acrescentou.
Angola realiza hoje as quartas eleições, às quais concorrem o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Partido de Renovação Social (PRS), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e Aliança Patriótica Nacional (APN).
A Comissão Nacional Eleitoral de Angola constituiu 12.512 assembleias de voto, que incluem 25.873 mesas de voto, algumas a serem instaladas em escolas e em tendas por todo o país, com o escrutínio centralizado nas capitais de província e em Luanda. Estão aptos a votar 9.317.294 eleitores.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
4Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano