Mundo
Chefe da polícia da Catalunha vira meme após dar ‘adeus’ a jornalista
Jornalista se levantou e saiu de coletiva de imprensa por conta do policial falar em catalão
Josep Lluís Trapero, chefe dos Mossos d'Esquadra, a polícia da Catalunha, virou meme nas redes sociais após dar um “adeus” a um jornalista que se levantou de uma coletiva de imprensa sobre os ataques em Barcelona e Cambrils porque ele falava em catalão. Na região autônoma, tanto o catalão como o castelhano são línguas oficiais.
Trapero respondia a uma pergunta, quando foi interrompido por um dos repórteres presentes que pediu para que ele falasse em espanhol. Trapero respondeu: “Se me fazem uma pergunta em catalão, respondo em catalão. E se me fazem em castelhano, respondo em castelhano”. Em seguida, alguns jornalistas reclamaram e um deles se levantou para deixar o local, no que Trapero afirmou: “Então está bom, então adeus”.
És lamentable q després de la feinada dels @mossos molesti el català a les rodes de premsa. El @govern sempre les fa en català i castellà! pic.twitter.com/nc2DlvJ8w8
— Sergi Forcada (@sergifor) 21 de agosto de 2017Diante da queixa de outros jornalistas, o conselheiro do Interior da Catalunha, Joaquim Forn, explicou que eles “não têm inconveniente em repetir a mesma resposta em castelhano”. “Na Catalunha há dois idiomas oficiais, e é importante”, acrescentou.
Nas coletivas de imprensa do governo de Barcelona e da Catalunha as autoridades costumam falar primeiro em catalão e, depois, repetem as mesmas informações em castelhano.
A frase “Bueno pues molt bé, pues adiós”, que tem palavras em catalão (“molt bé”) e em castelhano (“pues” e “adiós”), virou hashtag nas redes sociais e motivou até estampas de camisetas. Segundo a imprensa espanhola, a frase estava entre os trending topics do Twitter na tarde de segunda-feira. Os usuários catalães defenderam a atitude de Trapero.
#BuenoPuesMoltBéPuesAdiós Simple meme pic.twitter.com/nDjKjBaIdD
— Dijkstra (@_dijkstra_) 21 de agosto de 2017Keep calm and #BuenoPuesMoltBéPuesAdiós pic.twitter.com/ENAmPphCsN
— raquel (@ravigrau) 21 de agosto de 2017#BuenoPuesMoltBéPuesAdiós pic.twitter.com/6E1p1fa7u5
— Paco Merhienda (@portadasinrazon) 21 de agosto de 2017I qui no ho vulgui entendre #buenopuesmoltbépuesadiós pic.twitter.com/sMqP1Gharl
— Adriana Espínola (@adriespla) 22 de agosto de 2017#BuenoPuesMoltBéPuesAdiós pic.twitter.com/KyjbrMVhOk
— Enric Calpena (@CalpenaEnric) 21 de agosto de 2017A Catalunha, uma região rica e populosa, com 7,5 milhões de habitantes, abriga um movimento de independência há tempos, mas este ganhou força durante uma recessão recente em meio a clamores por maior autonomia. Sua economia representa cerca de um quinto da produção espanhola.
Partidos pró-independência, que controlam o Parlamento regional, insistem que a votação ocorrerá em 1º de outubro, embora o referendo enfrente a oposição veemente do governo central, que a considera ilegal.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
4Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano