Mundo

Ex-procuradora venezuelana, Luisa Ortega está a caminho do Brasil

Ela perdeu o cargo após se voltar contra o governo de Nicolás Maduro

Por G1 22/08/2017 14h33
Ex-procuradora venezuelana, Luisa Ortega está a caminho do Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

A ex-procuradora-geral venezuelana Luisa Ortega está a caminho do Brasil, segundo informações da rádio colombiana Caracol e das agências EFE e AFP. A Caracol recebeu a informação da autoridade imigratória colombiana.

Na última sexta-feira, Ortega e seu marido, Germán Ferrer, chegaram em Bogotá em um voo privado que partiu de Aruba, no Mar do Caribe. A autoridade migratória colombiana não especificou se Ferrer acompanha Ortega na viagem ao Brasil.

No mesmo dia, a ex-procuradora atribuiu a "perseguição sistemática" do governo de Nicolás Maduro a ela e aos funcionários do Ministério Público à investigação do escândalo de pagamento de propina da construtora Odebrecht em vários países da região.

Ortega foi destituída de seu cargo pela Assembleia Constituinte no dia 5 de agosto. Seu marido, Germán Ferrer, um deputado dissidente do chavismo, teve a prisão pedida por suspeita de integrar uma rede supostamente envolvida na extorsão de suspeitos de corrupção.

Suposto esquema de corrupção

Nos últimos anos, ex-procuradora, chavista declarada, fez denúncias contra o governo, acusando Maduro de ter "ambições ditatoriais", e com processos contra vários funcionários por suposta corrupção e violação de direitos humanos.

Agora, ela é acusada pelas mortes ocorridas nos protestos contra o governo da Venezuela e é acusada de participar de um esquema de corrupção junto com seu marido.

Ferrer, por sua vez, se afastou do governo, formando uma pequena bancada no Parlamento, de maioria opositora.

Ortega também vinha denunciando ameaças pessoais contra ela e alguns de seus familiares, e responsabilizou o governo por qualquer coisa que poderia lhe ocorrer.