Mundo
Combates no sudoeste do Iêmen forçam fuga de aproximadamente 45 mil civis
Governo faz ofensiva para retirar rebeldes xiitas huthis da região
Cerca de 45.000 civis fugiram dos combates na região de Mokha, sudoeste do Iêmen, e correm o risco de ter de voltar a fugir devido às batalhas que causam estragos no litoral do Mar Vermelho, segundo a ONU.
"Cifras recolhidas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) mostram que cerca de 45.000 pessoas fugiram nas últimas semanas de Mokha e de Dhubab", outra cidade litorânea, segundo a porta-voz da Acnur para o Iêmen, Shabia Mantoo.
As forças governamentais iemenitas, apoiadas pela Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, lançaram no início de janeiro uma grande ofensiva para tirar dos rebeldes xiitas huthis, acusador de contar com o apoio do Irã, todas as zonas costeiras do oeste do Iêmen.
Mokha, importante porto no Mar Vermelho, foi retomado no início de fevereiro pelas forças pró-governamentais, que expulsaram os huthis em violentos combates, deixando centenas de mortos nos dois lados.
Mais lidas
-
1Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
2Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
3Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió
-
4Reconhecimento
Raízes de Arapiraca abre 2026 celebrando vidas, histórias e a memória viva da cidade
-
5Estudo
Com aumento das chuvas, verão concentra 44% dos desastres por precipitação no Brasil, aponta estudo



