Mundo
Polícia dispersa manifestação anti-imigrantes na África do Sul
Manifestação ocorreu após onda de ataques a edifícios ocupados por estrangeiros suspeitos de tráfico de drogas
A polícia sul-africana disparou nesta sexta-feira (24) bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha para dispersar centenas de manifestantes anti-imigrantes que se aproximavam do Ministério do Interior em Pretória, constatou a AFP.
Esta manifestação ocorreu após uma onda de violentos incidentes durante os quais foram saqueados e incendiados edifícios ocupados por estrangeiros suspeitos de tráfico de drogas em Johannesburgo e Pretória.
Os manifestantes, convocados por um coletivo de habitantes de um "township" (favela) de Pretória, acusam os estrangeiros de roubar o trabalho dos sul-africanos e de encorajar a criminalidade, isso em um contexto de pobreza e elevado desemprego.
Cerca de 500 manifestantes se reuniram na manhã desta sexta-feira para se dirigir ao ministério do Interior. Ali havia se mobilizado a polícia antidistúrbios, que os dispersou com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de balas de borracha, segundo um jornalista da AFP.
Os atos de violência anti-imigrantes são comuns na África do Sul. Em 2015, sete pessoas morreram em saques de lojas de estrangeiros, em Johannesburgo e Durban. Em 2008, outros distúrbios xenófobos deixaram 62 mortos.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas