Mundo

Memes ironizam Trump sobre suposto incidente terrorista na Suécia

Presidente mencionou incidente no país europeu, mas autoridades suecas negaram que algo relacionado ao terrorismo tenha acontecido

Por G1 20/02/2017 11h44
Memes ironizam Trump sobre suposto incidente terrorista na Suécia
Reprodução - Foto: Assessoria

Vários memes e post irônicos começaram a circular nas redes sociais desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, citou em um comício um suposto incidente terrorista na Suécia, que não verdade não aconteceu.

Durante um comício no Aeroporto Internacional de Orlando-Melbourne, na Flórida, no sábado (18), Trump mencionou uma série de ataques terroristas para justificar seu decreto anti-imigração, incluindo um que teria ocorrido na Suécia.

"Vejam o que está acontecendo na Alemanha, vejam o que aconteceu na noite passada na Suécia. Suécia, quem iria acreditar? Suécia. Eles receberam um grande número, estão tendo problemas que nunca acreditaram ser possíveis", afirmou o presidente.

Autoridades da Suécia negaram qualquer incidente ligado a terrorismo na noite anterior, e o Ministério das Relações Exteriores sueco pediu ao Departamento de Estado americano uma explicação sobre as palavras do presidente.

A embaixada sueca em Washington entrou em contato com o departamento de Estado americano para esclarecer a qual suposto atentado terrorista Trump se referia, segundo informa o site do jornal sueco "Aftonbladet".

A frase do presidente americano provocou um grande rebuliço na Suécia e inclusive o ex-primeiro-ministro do país, Carl Bildt, escreveu no Twitter: "A Suécia? Um ataque terrorista? O que ele fumou?".

Sweden? Terror attack? What has he been smoking? Questions abound. https://t.co/XWgw8Fz7tj

— Carl Bildt (@carlbildt) 19 de fevereiro de 2017

Uma das brincadeiras que circularam nas redes foram as rashtags #prayforsweden (reze pela Suécia) e #jesuissweden (eu sou Suécia), esta última em referência à frase em francês usada em solidariedade às vítimas do atentado à revista francesa "Charlie Hebdo" em 2015. Uma cartela com os dizeres "'Je suis' o que quer que tenha acontecido na Suécia" é um dos memes:

Je suis whatever happened in Sweden #JeSuisIkea #JeSuisSwedenIncident ???? pic.twitter.com/C9mhAPqEjJ

— Caroline Kere (@carolinekere) 20 de fevereiro de 2017

Outra hashtag que viralizou foi #lastnightinsweden (ontem à noite na Suécia), com posts como este do Twitter, em que um usuário escreveu: "Ontem à noite na Suécia: todo mundo teve acesso à saúde".

Last Night In Sweden: Everyone had healthcare. #LastNightInSweden https://t.co/YAbFsRsyxN pic.twitter.com/NUni8IOeLm

— NorthPDX Air Quality (@StinkAirPDX) 20 de fevereiro de 2017

Ou este post, em que o internauta escreve: "Na Suécia uma garota estava carregando um cavalo ontem à noite. História verdadeira!".

In Sweden a girl was carrying a horse last night! True story, no fake! #lastnightinSweden #Sweden #trump #truestory pic.twitter.com/3YCxGQGsPV

— Dirk Trapphagen (@TrDirk) 19 de fevereiro de 2017

Outro internauta postou uma foto de uma cena banal: "Ontem à noite na Suécia".

Last night in Sweden pic.twitter.com/J73rosqvtu

— Andreas Kynast (@andikynast) 19 de fevereiro de 2017

Houve também referências ao grupo musical sueco Abba. Em um deles, a foto da banda aparece junto com o post: "Quatro extremistas responsáveis pelo "incidentenasuecia estão soltos, se você vir essas pessoas telefone para @realDonaldTrump".

Four extremists responsible for #swedenincident are still at large, if you see these people phone @realDonaldTrump at once pic.twitter.com/vXPhWOPak1

— David (@DangerMouse_11) 19 de fevereiro de 2017

Também foi lembrado o cozinheiro sueco do programa "Os Muppets": "Cenas inéditas de câmeras de segurança do #incidentenasuecia".

Previously unseen surveillance footage of #swedenincident. pic.twitter.com/XU9gQZfaKx

— ChristianChristensen (@ChrChristensen) 19 de fevereiro de 2017

A loja sueca IKEA foi citada em vários posts irônicos como "responsável" pelo suposto atentado: "Trump acredita que o grupo terrorista IKEA pode estar por trás do ataque na Suécia".

Trump believes terror group 'IKEA' may be behind Sweden attack. #swedenincident

— Paul Lamb (@Lambykins60) 19 de fevereiro de 2017

Outros usuários de redes sociais postaram uma foto de pessoas nuas na neve, com os dizeres: "O presidente Trump se referiu a um horrível incidente na Suécia na noite passada. Aqui vai uma foto do caos".

President Trump referenced the horrible incident in Sweden last night. Here's a photo of the chaos: pic.twitter.com/cuGP5qOz50

— Dan Wilbur (@DanWilbur) 19 de fevereiro de 2017