Mundo

Cruz Vermelha pede rapidez para retirada de pessoas em Aleppo, na Síria

Cerca de 10 mil pessoas, muitas das quais em estado crítico de saúde, já foram retiradas

Por Reuters / G1 17/12/2016 17h41
Cruz Vermelha pede rapidez para retirada de pessoas em Aleppo, na Síria
Reprodução - Foto: Assessoria

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu neste sábado (17) às partes em conflito na Síria que concordem rapidamente com um plano para retirar as pessoas do Leste de Aleppo e fornecer "sólidas" garantias de segurança, após a evacuação ser interrompida na véspera.

"Estamos prontos para retomar a facilitação da evacuação de acordo com nosso mandato humanitário, mas agora esperamos que todas as partes no local nos deem sólidas garantias para mantermos a operação em andamento. São eles que têm de proteger as pessoas e proporcionar a passagem segura ", disse a chefe da Cruz Vermelha na Síria, em Aleppo, Marianne Gasser.

Segundo a Cruz Vermelha, milhares de pessoas com frio e assustadas, incluindo mulheres, crianças, doentes e feridos, aguardavam a continuidade da operação no Leste de Aleppo.

"As pessoas esperam que continuemos a evacuação, é importante que as partes façam o possível para acabar com esse limbo", disse Marianne. "As pessoas sofreram muito, por favor, cheguem a um acordo e ajudem a salvar milhares de vidas".

De acordo com a Cruz Vermelha, eles já retiraram cerca de 10 mil pessoas, muitas das quais em estado crítico de saúde.

Elizabeth Hoff, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Síria, disse à Reuters não ter certeza se haveria tempo para início imediato das evacuações.