Mundo
Cruz Vermelha pede rapidez para retirada de pessoas em Aleppo, na Síria
Cerca de 10 mil pessoas, muitas das quais em estado crítico de saúde, já foram retiradas
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu neste sábado (17) às partes em conflito na Síria que concordem rapidamente com um plano para retirar as pessoas do Leste de Aleppo e fornecer "sólidas" garantias de segurança, após a evacuação ser interrompida na véspera.
"Estamos prontos para retomar a facilitação da evacuação de acordo com nosso mandato humanitário, mas agora esperamos que todas as partes no local nos deem sólidas garantias para mantermos a operação em andamento. São eles que têm de proteger as pessoas e proporcionar a passagem segura ", disse a chefe da Cruz Vermelha na Síria, em Aleppo, Marianne Gasser.
Segundo a Cruz Vermelha, milhares de pessoas com frio e assustadas, incluindo mulheres, crianças, doentes e feridos, aguardavam a continuidade da operação no Leste de Aleppo.
"As pessoas esperam que continuemos a evacuação, é importante que as partes façam o possível para acabar com esse limbo", disse Marianne. "As pessoas sofreram muito, por favor, cheguem a um acordo e ajudem a salvar milhares de vidas".
De acordo com a Cruz Vermelha, eles já retiraram cerca de 10 mil pessoas, muitas das quais em estado crítico de saúde.
Elizabeth Hoff, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Síria, disse à Reuters não ter certeza se haveria tempo para início imediato das evacuações.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas