Mundo
Japão tem terremoto de 7,3 e tsunami se aproxima da costa
Cidade de Fukushima, onde ocorreu terremoto e tsunami em 2011, foi evacuada imediatamente
Um terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter atingiu o Japão às 5h59 da manhã (16h59 de Brasília). As autoridades japonesas emitiram alerta de tsunami em toda a costa do país.
A cidade de Fukushima foi evacuada imediatamente. Autoridades da Agência de Meteorologia Japonesa informaram que um tsunami, com ondas que já chegaram ao porto da cidade de Iwaki, se aproxima da região.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o tremor aconteceu a cerca de 67 km a nordeste de Iwaki. As informações são do USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), que relatou ainda profundidade de 10 km.
Em 11 de março de 2011, um terremoto de 9 graus, seguido por tsunami, devastou a região, atingindo usinas nucleares de Fukushima, causando vazamento de radiação e obrigando a remoção de milhares de pessoas.
Todas as usinas nucleares na costa ameaçadas pelo tsunami estão paralisadas após o desastre de Fukushima. Apenas dois reatores estão operando no Japão, ambos no sudoeste do país.
Um tsunami de até 1 metro foi observado na zona de Fukushima, disse a emissora pública NHK. A região é a mesma que foi devastada por um tsunami após um terremoto em 2011.
Um alerta de tsunami de até 3 metros foi emitido.
Uma mulher sofreu cortes na cabeça ao ser atingida por pratos que caíram, informou a agência de notícias Kyodo, citando funcionários do corpo de bombeiros.
A Tokyo Electric Power, conhecida como Tepco, disse em seu site que nenhum dano do terremoto foi confirmado em qualquer uma de suas usinas, embora tenha havido apagões em algumas áreas. A central nuclear de Fukushima Daiichi, da Tepco, causou o pior desastre nuclear do Japão quando foi varrida pelo tsunami de 2011.
A Tohoku Electric Power afirmou que não houve danos à sua usina nuclear Onagawa, enquanto a agência de notícias Kyodo informou que não havia irregularidades na usina nuclear Tokai Daini, em Ibaraki.
Os terremotos são comuns no Japão, uma das áreas mais sísmicas do mundo. O Japão é responsável por cerca de 20 por cento dos terremotos de magnitude 6 ou mais.
O terremoto de março de 2011 foi de magnitude 9, o mais forte já registrado no Japão. O enorme tsunami que veio a seguir causou a pior crise nuclear do mundo desde Chernobyl, 25 anos antes.
O USGS inicialmente colocou o terremoto de terça-feira em uma magnitude de 7,3, e depois o rebaixou para 6,9.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas