Mundo

Para retirar 3 mil migrantes de acampamento, Paris inicia operação

Migrantes serão levados para abrigos na região da capital francesa

Por AFP / G1 04/11/2016 08h22
Para retirar 3 mil migrantes de acampamento, Paris inicia operação
Reprodução - Foto: Assessoria

A operação para esvaziar um acampamento com mais de 3 mil migrantes ao noroeste de Paris, começou nesta sexta-feira (4) sem incidentes. Uma vastidão de barracas e de colchões, onde as pessoas dormiam ao relento, estavam espalhados no local.

O número de estrangeiros, que se concentraram entre as estações de metrô Jaurès e Stalingrad, disparou após o fechamento do imenso campo da cidade portuária de Calais conhecido como "Selva" na semana passada, de acordo com a agência Reuters.

O total estimado de cerca de 3 mil pessoas no campo de Paris é aproximadamente o dobro do que era só uma semana atrás, quando a "Selva" foi desocupada e demolida.

Centenas de homens foram levados um pouco antes das 6h (3h de Brasília) por um cordão policial, em uma parte do campo habitada por migrantes afegãos, segundo a France Presse.

Durante a manhã, vários ônibus devem transportar os migrantes para abrigos na região de Paris.

"Não tenho ideia de para onde vamos. Paris, mais longe. Tudo bem. O mais importante é ter documentos. Estou há um mês aqui, em uma barraca. Tudo bem ir embora", disse Khalid, de 28 anos.

O acampamento já passou por duas operações de retirada, em julho e setembro.