Mundo
Rússia ameaça atacar Noruega porque EUA instalaram bases navais na fronteira do país
Comitê de Segurança russo afirmou que população norueguesa vai sofrer
A Noruega se tornou um alvo russo devido às bases navais americanas montadas nas fronteiras do país. O vice-presidente do Comitê e Segurança da Rússia, Frants Klintsevitsju, afirmou à TV 2 que os cidadãos noruegueses vão sofrer com a presença militar dos Estados Unidos no país. As informações são do portal de notícias britânico The Independent.
— Isso é muito perigoso para a Noruega e para os noruegueses. Como devemos reagir a isso? Nós nunca tínhamos pensado na chance de a Noruega ficar entre nossos alvos, Mas se isso ocorrer, a população vai sofrer.
As tropas norte-americanas estacionaram em Værnes, a cerca de 1.000 km da fronteira norueguesa com a Rússia. Mas a ministra da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Søreide, amenizou a situação:
— Não há razão objetiva para os russos reagirem a isso. Mas eles estão fazendo a mesma coisa em relação a todas as decisões tomadas pelos países da OTAN.
A Noruega, que é membro da OTAN desde 1949, tem mantido por muito tempo grandes quantidades de equipamento militar americano em túneis escavados em montanhas.
O governo norueguês também argumentou que as tropas da OTAN estavam treinando no país por décadas. Ele acrescentou que a medida não tem o intuito de tornar o país uma base permanente para os EUA, e que pode ser reavaliada em 2017.
As relações entre a Rússia e o Ocidente deterioraram-se nos últimos meses, em grande medida devido ao envolvimento da Rússia na guerra civil síria. O país foi recentemente afastado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em meio a crescentes alegações de ser responsável por crimes de guerra por suas ações na Síria.
O chefe do serviço de segurança britânico MI5, Andrew Parker, anunciou que o estado russo representa uma ameaça crescente à estabilidade no Reino Unido:
— A Rússia está usando todos os seus poderes para empurrar sua política externa para o exterior de maneira cada vez mais agressiva — envolvendo propaganda, espionagem, subversão e ataques cibernéticos.
Os Estados membros da OTAN estabeleceram planos para enviar milhares de soldados para a Europa Oriental e Países Bálticos, à medida que a Rússia reforçar sua presença militar nas fronteiras ocidentais com a Europa.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2209 anos
Celebrado nesta quinta (5), aniversário de Maceió tem festa na orla
-
3Operação Trapaça
Mulher e sócio do influenciador Kel Ferreti também são presos em operação do Gaesf
-
4A 10 dias do pleito
Eleição do CRB pode ser judicializada por falta de prestação de contas da atual diretoria
-
5Galo
Planejamento muda no CRB após chegar um novo treinador