Interior

Caminhão-tanque transportava 51 litros de diesel quando explodiu na BR-101

Veículo bitrem tombou entre São Miguel dos Campos e Campo Alegre; apenas uma das unidades explodiu e rodovia segue totalmente interditada

Por Lucas França com Tribuna Hoje 22/06/2026 14h16 - Atualizado em 22/06/2026 14h33
Caminhão-tanque transportava 51 litros de diesel quando explodiu na BR-101
PRF alerta para risco de nova explosão - Foto: Reprodução


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou o alerta para que motoristas e curiosos não se aproximem do trecho da BR-101 onde um caminhão-tanque do tipo bitrem, que transportava aproximadamente 51 mil litros de diesel S10, tombou e explodiu na manhã desta segunda-feira (22), entre São Miguel dos Campos e o Distrito de Luziápolis, em Campo Alegre, nas proximidades da Usina Sinimbu.

Segundo o inspetor Luiz Boa Júnior, da PRF em Alagoas, o veículo era composto por duas unidades de semirreboque, sendo que apenas uma delas explodiu após o tombamento. A outra parte da composição permanece no local e ainda representa risco de uma nova explosão.

“O local está isolado e o Corpo de Bombeiros continua atuando no combate às chamas. Existe risco considerável de nova explosão e, por isso, a população não deve se aproximar da área”, alertou o inspetor em entrevista.

A BR-101 segue totalmente interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação. A reabertura da rodovia depende da retirada completa do veículo e da eliminação dos riscos na área atingida.

A PRF orienta que motoristas que seguem de Alagoas para Sergipe utilizem desvio por São Miguel dos Campos, seguindo até Arapiraca e retornando à BR-101 em São Sebastião. O mesmo trajeto deve ser feito no sentido contrário.

De acordo com a corporação, o motorista do caminhão foi socorrido por terceiros antes da chegada das equipes de resgate. O estado de saúde dele não foi informado.

As autoridades também chamam atenção para o perigo da fumaça intensa gerada pelo incêndio. Segundo o inspetor, a baixa visibilidade pode aumentar o risco de novos acidentes.

“Se o motorista não consegue enxergar o outro lado da fumaça, não deve seguir. Pode haver veículos parados ou outros riscos. O correto é parar em local seguro e aguardar”, explicou.

Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros seguem no local, monitorando a área e atuando para garantir a segurança dos motoristas e a contenção da ocorrência.