Interior

Blocos de rua fazem parte da tradição no Litoral Norte alagoano

De Paripueira até Maragogi, folia está garantida para quem pretende aproveitar os quatro dias de Carnaval

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 14/02/2026 08h10 - Atualizado em 14/02/2026 08h21
Blocos de rua fazem parte da tradição no Litoral Norte alagoano
No Litoral Norte alagoano, blocos de rua fazem a alegria dos foliões nos diversos municípios da região - Foto: Divulgação

No Litoral Norte, os blocos de rua sempre foram o coração do Carnaval, transformando a região em um dos destinos mais procurados de Alagoas. Eles equilibram a preservação das tradições locais com um impacto econômico vital para os municípios da “Costa dos Corais”, sendo um dos períodos de maior faturamento da região. Pequenos negócios de alimentação, bebidas e transporte registram aumento no consumo, enquanto pousadas e casas de temporada atingem 100% de ocupação meses antes da folia.

O Carnaval de 2026 promete ser um dos mais vibrantes, com destaque para a programação em Paripueira, Ilha da Croa, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi. Os principais eventos acontecem no sábado (14) e na terça-feira (17), reunindo grandes shows e blocos tradicionais.

Em Paripueira, até quarta-feira (18), a cidade se transforma em palco de alegria, com destaque para o Bloco da Miss Paripueira, que reverencia Ambrosina Maria da Conceição, personagem folclórica falecida em 1998. O bloco desfila no domingo (15), acompanhado pelo Frevo Sol Maior. Ambrosina, figura marcante nas décadas de 1980 e 1990, foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Alagoas por lei proposta pela deputada estadual Cibele Moura e sancionada pelo governador Paulo Dantas. A cidade também recebe o Bloco do Seu Boga e o Bloco das Virgens.,

Na Barra de Santo Antônio, o “CarnaBarra” se destaca com o tradicional Bloco da Chorona, considerado símbolo da alegria e união do município. A festa acontece do sábado até a Quarta-feira de cinzas, no Totem da Ilha da Croa, com atrações como Tropa do Tá Vai e Vibrações, além de diversos blocos.

Em Barra de Camaragibe, povoado de Passo de Camaragibe, a tradição é marcada por blocos e orquestras de frevo. O Bloco do Jacaré, famoso por seus arrastões, é um dos mais aguardados da folia.

Em São Miguel dos Milagres, o irreverente Bloco das Kengas, com mais de 15 anos de história, desfila na segunda-feira de Carnaval no povoado de Porto da Rua. Conhecido pela irreverência, reúne foliões — especialmente homens — vestidos com trajes femininos, sendo um dos mais populares da Rota Ecológica. Recomenda-se chegar cedo, já que o trânsito costuma ser restrito durante o desfile.

Em Porto de Pedras, o Bloco Bobo Gaiato mantém viva tradições como máscaras de papietagem e brincadeiras de bobos. Criado em 2019 por Thiago Souza Santos, o bloco reúne jovens brincantes, mascareiros, dançarinos de cabindas e participantes do boi de Carnaval.

O Carnaval de Japaratinga combina animação, cultura e belezas naturais. Em 2026, a cidade receberá 17 blocos de rua, entre eles Virgens, Lisos, Boa, Bacalhau na Vara e Perdidos na Cana.

Por fim, Maragogi — o “Caribe Brasileiro” — celebra o Carnaval com o tema “Origem do Povo da Gente”, exaltando raízes e tradições. Serão mais de 60 apresentações entre orquestras, músicos locais e atrações nacionais, espalhadas por polos em São Bento, Peroba, Barra Grande e no Centro. Entre os blocos, destacam-se Boca de Ponche, Peppa Pig, Das Divas, Cabaré do Nego, Das Virgens e o Bloco da Limpeza, que encerra a festa.