Interior
Conheça a APA Serra da Caiçara, um marco na conservação da Caatinga em Alagoas
Unidade de conservação no Sertão abriga sítios arqueológicos e paleontológicos, além de garantir a proteção de 9% do bioma no estado

A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Caiçara é uma grande conquista na conservação da Caatinga em Alagoas. Primeira APA exclusivamente localizada no bioma, foi criada em 2022 e tem como principal objetivo proteger este ecossistema brasileiríssimo e rico em biodiversidade.
Localizada no Sertão alagoano, entre os municípios de Canapi, Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema, a APA possui 103.295 hectares. Seu nome foi escolhido em homenagem à elevação mais imponente da região, a Serra da Caiçara, de onde é possível observar uma das mais belas planícies sertanejas do estado.
A unidade abriga importantes sítios arqueológicos e paleontológicos e conta com uma vasta biodiversidade composta de áreas de vegetação nativa e serranas, além de uma fauna diversificada.
A criação da APA foi um marco para a conservação da Caatinga em Alagoas, que passou a ter 9% de sua área remanescente protegida por Unidades de Conservação (UCs). Mas, ainda assim, a região sofre com desmatamento, erosão e perda de habitats.
Por este motivo, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), órgão gestor da APA, reforça a atuação junto à comunidade para garantir a conservação da biodiversidade local e promover meios de coexistência sustentável entre a população e o meio ambiente, sem provocar a perda de recursos naturais tão importantes para a biodiversidade.
“Por isso, a gestão da APA busca equilibrar conservação e uso sustentável, promovendo alternativas ecológicas e até o desenvolvimento do turismo científico e ecológico”, disse o gestor da APA Serra da Caiçara, Álvaro dos Santos.
Mais lidas
-
1Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió
-
2The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
3Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
4Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
5Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line