Interior
Campus Arapiraca completa 19 anos com avanços no ensino, pesquisa e extensão
Primeiro do processo de interiorização, o campus foi inaugurado em 16 de setembro de 2006

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora esse mês de setembro, 19 anos de atividades. Primeiro campus da Ufal no interior do estado, a unidade consolidou-se como referência acadêmica e de desenvolvimento regional, impactando diretamente a vida de milhares de alagoanos.
Desde sua inauguração, em 16 de setembro de 2006, o campus ampliou sua oferta de cursos, que hoje somam mais de 23 graduações e cinco programas de pós-graduação, entre mestrados e especializações. Já foram formados mais de 13 mil profissionais, muitos atuando em setores estratégicos ou em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior.
Entre os destaques, o curso de Enfermagem conquistou em 2017 o Conceito 5 do MEC, a nota máxima na avaliação nacional. Mais recentemente, estudantes de Ciência da Computação obtiveram o 2º lugar na etapa alagoana do Startup Nordeste, com um projeto de inovação no transporte universitário. Além disso, a Mostra Científica: Conectando Mentes Brilhantes – CT&I em movimento”, realizada em abril no Partage Shopping Arapiraca, aproximou a ciência da comunidade com atividades interativas e participação de mais de 250 monitores.
Recentemente, o Campus Arapiraca inaugurou a Residência Agrária em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial Sustentável na Agricultura Familiar, curso de especialização lato sensu voltado à formação de profissionais que atuam em áreas de reforma agrária e agricultura familiar.
Em julho deste ano, a área onde antes ficava o presídio e foi cedida para abrigar o Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem, foi oficialmente doada ao Campus Arapiraca. A doação do terreno abre a possibilidade de expansão das instalações, através da construção de novos blocos de salas de aula, laboratórios, bibliotecas e áreas de convivência.
Em agosto, o Campus Arapiraca iniciou o programa de mestrado profissional em Administração Pública (Profiap), o primeiro do interior de Alagoas. O curso é oferecido por diversas universidades brasileiras em rede nacional e é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O curso de Medicina, implantado no Campus Arapiraca em junho de 2012, oferece atualmente 60 vagas por ano, com carga horária total de 8.604 horas em regime integral. Sua implantação representa um marco para a região, ao viabilizar a formação de médicos localmente, contribuindo para reduzir a carência de profissionais de saúde no interior alagoano e fortalecendo o sistema de saúde regional.
O curso de Administração Pública, aprovado em 2011 e com ingresso da primeira turma em 2012, foi estruturado para formar bacharéis capazes de atender às demandas de um setor público em constante transformação, fortalecendo competências em equilíbrio fiscal, descentralização de recursos, inovação gerencial e parcerias público-privadas, preparando profissionais aptos a atuar com criatividade e flexibilidade em diversos segmentos governamentais e da sociedade civil.
O Campus Arapiraca vai além de sua sede, englobando também duas unidades educacionais: Em Palmeira dos Índios, oferece os cursos de Psicologia e Serviço Social, ampliando o acesso ao ensino superior para essa região; e em Penedo, onde são ofertados os cursos de Engenharia de Pesca, Turismo, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Ciências Biológicas – Licenciatura
Para o diretor do campus, professor Arnaldo Tenório, a data representa a consolidação de um projeto transformador. “O Campus de Arapiraca se tornou um pilar fundamental para o desenvolvimento social, econômico e educacional não apenas no Agreste, mas em todo o estado de Alagoas. Democratizamos o acesso ao conhecimento, retemos talentos e formamos mão de obra qualificada”, declarou o diretor.
O diretor destaca ainda que, além do ensino, os projetos de pesquisa e extensão oferecem soluções para demandas locais. “Nossas ações fortalecem a agricultura familiar, os serviços públicos e promovem a cultura e o sentimento de pertencimento. Celebrar os 19 anos é reconhecer uma trajetória marcada por superação e compromisso com o futuro de Alagoas,” finaliza Arnaldo Tenório.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente
-
4Lembra dela?
Quem é a famosa atriz da TV Globo encontrada em situação de abandono em Porto Alegre
-
5Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?