Interior

Ações ambientais são intensificadas no Rio Tatuamunha após morte de peixes-bois

Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município realizou nesta quarta-feira coleta da água para análise

Por Assessoria 27/08/2025 17h50 - Atualizado em 27/08/2025 19h18
Ações ambientais são intensificadas no Rio Tatuamunha após morte de peixes-bois
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Peixe-Boi, realizou nesta quarta-feira (27), a coleta para análise da água do Rio Tatuamunha - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Peixe-Boi, realizou nesta quarta-feira (27), a coleta para análise da água do Rio Tatuamunha, com o objetivo de verificar os parâmetros biológicos do rio. O prazo do resultado é de até cinco dias úteis.

A ação integra o conjunto de medidas que vem sendo adotadas pela Prefeitura após o falecimento de dois peixes-bois marinhos ocorrido na última sexta-feira no município.

Desde então, a gestão municipal tem acompanhado de perto a situação, unindo esforços com entidades de proteção ambiental para preservar o ecossistema local e evitar novos impactos à espécie.

Com a coleta, será possível avaliar as condições do habitat natural dos peixes-bois e de outras espécies que vivem no Rio Tatuamunha, considerado um patrimônio ambiental e turístico da região.

A iniciativa faz parte do projeto Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica, que monitora a qualidade hídrica de rios em todo o país.

O resultado vai poder ser conferido direto no site do SOS Mata Atlântica, no www.sosma.org.br.

Visitação ao Projeto Peixe-Boi


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que os passeios de visitação aos peixes-bois, realizados no Rio Tatuamunha, continuam ocorrendo normalmente.

Essa atividade, referência no turismo, segue como uma oportunidade segura para que moradores e visitantes conheçam de perto os peixes-bois em seu habitat natural, fortalecendo a conservação da espécie e gerando renda para a comunidade local.