Interior
Tratamento domiciliar é assegurado a criança acamada que sofreu complicações do vírus do sarampo
Caso é acompanhado pela Defensora Pública Bruna Cavalcante, que atua no Núcleo da Saúde da Defensoria Pública em Arapiraca

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DP/AL) garantiu a inclusão de uma criança no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Município de Arapiraca, por meio de ação judicial. O menino, diagnosticado com panencefalite esclerosante subaguda causada pelo vírus do sarampo, estava internado há cinco meses em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora poderá receber os cuidados necessários em sua residência. O caso é acompanhado pela Defensora Pública Bruna Cavalcante, que atua no Núcleo da Saúde da Defensoria Pública em Arapiraca.
A decisão, proferida no mês passado, determina que o Município forneça, em até cinco dias, todos os insumos, terapias e equipamentos prescritos nos relatórios médicos anexados ao processo, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, além de possíveis sanções por desobediência.
O tratamento domiciliar foi recomendado pela equipe médica responsável pelos cuidados com a criança. O Município, após muito relutar, informou que não poderia fornecer os insumos para o acompanhamento domiciliar da criança. Na ação, a defensora pública enfatizou que a família não tem condições financeiras para custear a desospitalização e a manutenção da criança em casa, ressaltando a importância do ambiente domiciliar e de um acompanhamento adequado para garantir qualidade de vida do paciente e sua família.
“Essa criança estava há cinco meses no hospital e agora terá a oportunidade de voltar para casa, recebendo o atendimento necessário. A decisão obriga o Município a cumprir sua responsabilidade, o que é essencial para que o tratamento ocorra no ambiente familiar, mais apropriado para o quadro de saúde dele”, destacou a Defensora Pública Bruna Cavalcante, que continuará monitorando o cumprimento da decisão para assegurar que os direitos da criança sejam efetivados.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas