Interior

Macaco bugio é flagrado em telhado de casa no Povoado Lindóia, em Satuba

Por Tribuna Hoje 15/10/2024 10h52
Macaco bugio é flagrado em telhado de casa no Povoado Lindóia, em Satuba
Macaco foi flagrado na manhã de hoje, mas também apareceu na semana passada - Foto: Reprodução

Moradores do Povoado Lindóia, na zona rural de Satuba, Região Metropolitana registraram novamente a presença do macaco bugio, o animal já havia dado do ar da graça na última semana e na manhã desta terça-feira foi visto em um muro de uma residência.

Ele foi visto após fazer um barulho característico. A espécie é conhecida como "macaco roncador".

Em imagens que circulam nas redes sociais, um morador tenta chamar a atenção do animal, porém não teve retorno do primata. No vídeo o homem brinca: "Ei, bonitão. Vire as costas não, estou falando com você".

Na primeira aparição, o macaco estava em um telhado de uma casa, na semana passada. No povoado muitos moradores gostam da presença do macaco, por outro lado, alguns temem que ele ataque alguma criança.

SOBRE O ANIMAL

O bugio, também chamado de guariba macaco barbado e algumas regiões macaco roncador, faz parte do grupo dos macacos do gênero Alouatta: arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias. A classificação do Bugio é:

Classe: Mammalia
Ordem: Primatas
Família: Cebidae
Gênero: Alouatta

A vocalização destes animais varia conforme a informação que deseja ser passada, o filhote emite sons curtos e prolongados, enquanto dos jovens e das fêmeas são entrecortados e graves. Podem indicar que está na hora de andar, alimentar-se, ficar em alerta ou chamar a fêmea para o acasalamento. Os sons emitidos podem se assemelhar a gritos, latidos, rugidos e ao roar.

O macaco bugio pode ser encontrado no Brasil desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul sempre próximo a regiões florestais. No exterior é visto ao norte da Argentina, na região de Misiones. Alguns estudos indicam a presença do grupo no México e até mesmo região de savana.

Seu comprimento pode variar entre 30 a 75 cm e sua pelagem consiste em tons de marrom e ruivo.