Interior

Uniprópolis apresenta projeto para aumentar produção da própolis vermelha em Maragogi

Por Assessoria 15/07/2024 14h03
Uniprópolis apresenta projeto para aumentar produção da própolis vermelha em Maragogi
Uniprópolis, MDA, Secretarias e beneficiário de Maragogi e Japaratinga, fazem reunião para o início do projeto da Própolis Vermelha, viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Paulão - Foto: Assessoria

A União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis) apresentou na última quinta-feira (11/07), no município de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, o projeto que visa aumentar a produção da própolis vermelha dos manguezais alagoanos.

Durante um ano, o projeto prestará assistência técnica a 300 produtores de própolis vermelha, uma riqueza natural produzida por abelhas que vivem próximas dos manguezais alagoanos. A ideia é que o programa seja estendido por igual período. Inicialmente a proposta vai abranger 15 municípios do estado de Maragogi a Piaçabuçu.

O presidente da Uniprópolis em Alagoas, Mário Agra, apresentou o projeto e tirou as dúvidas quanto aos compromissos da associação, da prefeitura e dos beneficiários. Além de todo o suporte técnico, a Uniprópolis ajudará no processo de comercialização da produção.

A reunião contou com a presença de Geuzomar Soares Ferreira e Eugênio Dantas, representando a Superintendência do Ministério Agrário em Alagoas; Paulo Nunes, secretário de Agricultura de Maragogi e de 17 beneficiários, a Uniprópolis apresentou o seu projeto para o município, e para os demais, apresentando e tirar as dúvidas, quanto aos compromissos da Uniprópolis, da prefeitura e dos beneficiários.

“Vamos fazer os repasses das caixas, Equipamento de proteção individual (EPIs), assim que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fizer a entrega para Uniprópolis. A associação também dará a manutenção ao apiário escola e de reprodução coletiva, durante a vigência do projeto”, disse Mário Agra.

Outro suporte aos beneficiários será o acompanhamento junto com o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, bem como a realização de cursos para eles e para os técnicos designados pela Secretaria Municipal de Agricultura. Além da Consultoria Agronômica para produção de mudas frutíferas, da Dalbérgia Ecastophyllum (rabo de bugio) e outras vegetações nativas existentes no município de Maragogi, que servirão de pasto apícola e melipona.

A Secretaria Municipal de Agricultura colocará à disposição um ou mais técnicos para ajudar no acompanhamento técnico. Estiveram na reunião, um veterinário, uma engenheira agrônoma, um engenheiro ambiental e um técnico agropecuário.

O objetivo é viabilizar as áreas para instalação dos apiários e meliponários individuais e coletivos, disponibilizar a Casa do Mel inaugurada recentemente, viabilizar a casa de vegetação, assegurar a guarda dos equipamentos (balança digital, freezer) e demais itens disponibilizados pelo projeto.

Os beneficiários participarão de cursos e treinamentos para ajudar na manutenção dos apiários individuais e no coletivo, junto com a equipe técnica, em agenda pré-estabelecida.

“Por se tratar de uma indicação geográfica, os apiários e meliponários serão geo-referenciados e haverá o controle da produção. Por fim, a Uniprópolis ajudará no processo de comercialização da produção”, pontuou Agra.

A próxima reunião da Uniprópolis em Maragogi acontece na próxima sexta-feira, dia 19, na Secretaria Municipal de Agricultura.