Interior

A Vida em Versos: projeto cultural com idosos realiza culminância em Arapiraca

Associação de Moradores da Canafístula, em Arapiraca, receberá um sarau repleto de poesias e músicas autorais criadas por idosos e idosas de toda a cidade

Por Assessoria 26/06/2024 15h58
A Vida em Versos: projeto cultural com idosos realiza culminância em Arapiraca
'A Vida em Versos' é uma iniciativa aberta para todos os idosos de Arapiraca - Foto: Assessoria

Tirar de si a melhor rima. Nesta quarta-feira (26), a Associação de Moradores da Canafístula, em Arapiraca, se tornará palco de emoções e criatividade com a estreia pública do projeto cultural "A Vida em Versos".

A partir das 18h, o endereço na Rua Tertuliano Barbosa Leite, nº 1, receberá um sarau repleto de poesias e músicas autorais criadas por idosos e idosas de toda a cidade. O evento é gratuito.

Lançado há quase um ano, em agosto de 2023, "A Vida em Versos" é uma iniciativa aberta para todos os idosos de Arapiraca.

Com encontros quinzenais realizados na sede da Associação da Canafístula, segundo os voluntários por trás, o projeto visa estimular a expressão artística e a cognição dos participantes através da criação de poesias, versos musicados e contos.

Essa jornada de expressão tem sido conduzida pela fotógrafa e atriz Madu Valentino, a psicóloga Deise Medeiros e o historiador e músico Booz Ferro.

“A vida dessas pessoas é transformada justamente por esse exercício de reavaliar a própria história, transpondo-a em versos poéticos”, compartilha Madu Valentino, uma das coordenadoras do projeto.

Ainda segundo Madu, os idosos saem do ócio, da “caixinha do nada”, e mergulham em uma atividade que não só preenche seu tempo, mas enriquece suas vidas.

A cada encontro, eles trazem à tona experiências vividas, homenageiam pessoas queridas e, às vezes, permitem-se a liberdade da ficção em suas criações.

“Esse processo de criação não só promove a socialização e a autoestima dos participantes, mas também estimula sua cognição. Ao trabalharem com versos e poesias, os idosos revivem memórias e exercitam a mente e a interpretação. Eles são estimulados a trazer uma carga interpretativa para se fazerem entender de uma forma mais clara o que estão querendo passar”, pontua Madu.

VALOR DO MERGULHO

O trabalho com a poesia e a música oferece aos idosos um mergulho precioso em si mesmos. Cada verso criado é uma viagem introspectiva que permite revisitar e reavaliar a própria história, oferecendo novas perspectivas sobre suas próprias vidas e o mundo ao redor.

Trabalhar com poesia é proporcionar aos idosos uma ferramenta poderosa para expressar sentimentos profundos e complexos, muitas vezes difíceis de verbalizar em conversas cotidianas. E quando essa poesia é musicada, há um grau a mais: cada nota e palavra escolhida são como peças de um quebra-cabeça que ajudam os idosos a construir e reconstruir suas identidades.

Isso é o projeto “A Vida em Versos”.

*

SERVIÇO

Data: Quarta-feira, 26/06

Hora: 18h00

Local: Associação de Moradores da Canafístula

Quanto: Gratuito

(Imagem: Divulgação)