Interior
FPI 2023 intima Ouro Branco e Poço das Trincheiras por descarte irregular de resíduos sólidos
Operações foram realizadas pela Equipe de Extração Mineral e Resíduos Sólidos nesta quarta (29) e quinta (30)
A destinação correta do lixo ainda é uma preocupação na busca de uma sociedade mais sustentável. E este é um dos objetivos da FPI, que por meio da equipe de Extração Mineral e Resíduos Sólidos, está realizando operações em antigos lixões e áreas de degradação ambiental como nas cidades de Ouro Branco e Poço das Trincheiras. Ambos os municípios foram intimados nesta quarta (29) e quinta (30) por apresentarem irregularidades.
De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea), a inspeção em Ouro Branco constatou a falta de monitoramento e acompanhamento do Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD), além da quantidade de lixo recente e entulho colocado pela comunidade local. “Fomos até a prefeitura verificar a situação e chegando lá conversamos com o secretário de obras. A cidade tem o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos desde 2014 e ele não estava sendo operado. Por isso, realizamos algumas perguntas referentes à coleta e de como funciona a destinação do lixo”.
Já em Poço das Trincheiras, na área do antigo lixão, apesar de cercada e sinalizada de acordo com o PRAD, constatou-se a movimentação recente de resíduos, o que pode ser resultado da falta de monitoramento diário no local. A equipe então solicitou da prefeitura a análise do PRAD e do Plano de Reflorestamento, além de imagens que comprovem a retirada completa dos resíduos.
A intimação dada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi de até de dez dias para regularizar a situação encontrada em Ouro Branco, e de sete dias em Poço das Trincheiras.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas