Interior

Arapiraca registra novo tremor de terra, o quinto em Alagoas no mês de novembro

Abalo sísmico registrado pelo LabSis da UFRN ocorreu às 02h46 da madrugada desta sexta (24); Belo Monte (2), Colônia Leopoldina e São Brás foram os outros municípios com tremores este mês

Por Tribuna Hoje com LabSis/UFRN 24/11/2023 17h32 - Atualizado em 25/11/2023 11h46
Arapiraca registra novo tremor de terra, o quinto em Alagoas no mês de novembro
Local marcado no mapa onde ocorreu tremor em Arapiraca - Foto: Reprodução / LabSis/UFRN

Nesta sexta-feira (24), o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um novo tremor de terra no município de Arapiraca, Agreste de Alagoas, às 02h46 da madrugada. O registro é o quinto em novembro até o momento. Belo Monte (duas vezes), Colônia Leopoldina e São Brás foram os outros municípios com abalos sísmicos.

Arapiraca

A magnitude preliminar do evento  em Arapiraca foi calculada em 1.6 mR. Segundo o LabSis, até o momento em que o informe foi publicado no site do laboratório, não havia informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.

Belo Monte

Antes de Arapiraca, a última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado foi registrada na região do município de Belo Monte, no dia 16 de novembro. O tremor ocorreu às 07h34, com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR.

Cinco dias antes, em 11 de novembro, o primeiro tremor em Belo Monte ocorreu às 08h08, com magnitude preliminar calculada em 1.8 mR.

São Brás

Antes das ocorrências em Belo Monte, o último abalo sísmico havia ocorrido em uma região do município de São Brás, no dia 6 de novembro. O tremor foi registrado às 02h11 da madrugada, com magnitude preliminar calculada em 1.4 mR.

Colônia Leopoldina

O município de Colônia Leopoldina, situado ao norte de Alagoas, teve o  tremor de maior magnitude. Ele foi o primeiro registro no mês em Alagoas, no dia 2 de novembro às 12h07, com magnitude preliminar calculada em 2.3 mR.

Monitoramento

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Alagoas e em toda região Nordeste do país.