Interior
Arapiraca abre 17 vagas para mestrado em Ensino e Formação de Professores
Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro
O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições para o primeiro semestre letivo de 2024 no curso de mestrado. Os interessados em concorrer a uma das 17 vagas ofertadas terão até o dia 25 de novembro para concorrer à seleção que é gratuita e deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
De acordo com o edital, podem se inscrever aqueles já graduados em quaisquer áreas de conhecimento que tenham interesse em desenvolver estudos no campo de atuação do mestrado: o ensino e a formação de docentes. Também poderão se inscrever os concluintes que estejam no último semestre dos seus respectivos cursos, mas sendo selecionados, só serão matriculados se já tiverem concluído o curso.
Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 5 do edital disponível em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição do processo seletivo apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando necessário e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.
Sobre o processo seletivo
A seleção para o mestrado em Ensino e Formação de Professores contará com três etapas: avaliação escrita e arguição do projeto de pesquisa, ambas de caráter eliminatório e, por fim, a análise do Curriculum Lattes, esta de caráter classificatório. Outras informações sobre a bibliografia da prova, a estrutura do projeto de pesquisa e os critérios de análise do curriculum estão nos anexos do edital.
Das 17 vagas ofertadas, 11 serão disponibilizadas ao sistema de cotas de acordo com a Resolução nº 82/2022, sendo distribuídas da seguinte forma: três para negros, duas para indígenas, duas para pessoas com deficiência, duas para pessoas trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados ou assentados e outras duas vagas para servidores da Ufal.
O candidato que optar pelas vagas do sistema de cotas deverá anexar na inscrição o formulário específico de autodeclaração que consta nos anexos do edital. Já as seis vagas restantes serão destinadas à ampla concorrência.
Informações adicionais
O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores visa formar pesquisadores que possam atuar autonomamente e colaborativamente em diferentes contextos de ensino, formais e não formais, numa perspectiva crítico-reflexiva. Suas atividades são realizadas de modo totalmente presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.
Esta será a quarta turma do programa que vem tendo elevada taxa de conclusão, potencializando a produção científica do Agreste alagoano. O resultado final deve ser divulgado em 4 de março de 2024. Para mais informações acesse o site do programa ou entre em contato pelo endereço eletrônico: [email protected]. Tem ainda o contato via telefone por meio do (82) 3482-1832.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas