Interior

Seprev leva informação sobre tratamento para dependentes químicos ao interior

Equipes do Centro de Acolhimento de Arapiraca visitaram municípios do Sertão e do Agreste alagoano

Por Everton Dimoni / Ascom Seprev 22/09/2023 18h55
Seprev leva informação sobre tratamento para dependentes químicos ao interior
Agentes da Seprev divulgam serviços da Rede Acolhe no interior - Foto: Ascom Seprev/AL

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, promoveu esta semana uma série de visitas a municípios do Sertão e do Agreste alagoano para apresentar os serviços ofertados pela Rede Acolhe. As visitas fazem parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev e contemplaram as cidades de Pão de Açúcar, Belém, Lagoa da Canoa e Estrela de Alagoas.

Segundo o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, as incursões ao interior são fundamentais para fortalecer o trabalho de reinserção social dos dependentes químicos. Na oportunidade, as equipes também conscientizaram a população sobre os riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas.

“Levar informação aos profissionais dos municípios é importante para que eles possam atuar com maior efetividade junto aos dependentes químicos, oferecendo o tratamento gratuito disponibilizado pelo Governo do Estado e sabendo quais são os critérios necessários para o encaminhamento. O intuito das visitas é fortalecer a rede de apoio e contribuir para que mais pessoas sejam acolhidas”, afirma o coordenador.

A Rede Acolhe conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras que oferecem 750 vagas para tratamento voluntário na capital e no interior do estado. As vagas estão disponíveis para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Na comunidade, o acolhido conta com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional que acompanha o adicto durante todo o período, contribuindo para o êxito do tratamento.

Acolhimento

As equipes técnicas da Rede Acolhe são formadas por psicólogos e assistentes sociais que realizam buscas ativas por dependentes químicos e visitas domiciliares. Quem tiver interesse em receber uma visita das equipes técnicas, basta ligar no número 0800.280.9390.