Interior

Palmeira dos Índios recebe a primeira Mariápolis em Alagoas

Encontro ocorre no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII

Por Davi Salsa 22/09/2023 17h24 - Atualizado em 22/09/2023 18h54
Palmeira dos Índios recebe a primeira Mariápolis em Alagoas
Encontro segue até o próximo domingo (24) - Foto: Cortesia

Centenas de integrantes do Movimento Folcolares de várias partes de Alagoas estão em Palmeira dos Índios participando da 1ª Mariápolis.

O encontro começou nesta sexta-feira (22) e prossegue até o domingo (24), tendo como local o Centro de Treinamento Pastoral Pio XII.

Essa é a primeira vez que o estado de Alagoas recebe um evento dessa magnitude. Há caravanas da cidade de Neópolis, do estado de Sergipe. .

Evangelho

O Movimento dos Focolares tem a fisionomia de uma grande e variada família, de um “povo novo nascido do Evangelho”, assim como o definiu a sua fundadora, Chiara Lubich, que o fundou em 1943 em Trento (Itália), durante a segunda guerra mundial, como uma corrente de renovação espiritual e social.

Aprovado em 1962 com o nome oficial de Obra de Maria e difundido em mais de 180 países com mais de dois milhões de participantes.

A mensagem que quer levar ano mundo é a mensagem da unidade. O seu objetivo, portanto, é cooperar na construção de um mundo mais unido, estimulados impelidos pela oração de Jesus ao Pai “para que todos sejam uma coisa só” (Jo 17,21), no respeito e na valorização das diferenças. E, para alcançar esta meta, se favorece-se o diálogo, no empenho constante de construir pontes e relacionamentos de fraternidade entre os indivíduos, os povos e as áreasâmbitos culturais.

Fazem parte do movimento cristãos de muitas Igrejas e comunidades cristãs, fiéis de outras religiões e pessoas de convincções não religiosas.

Cada pessoa adere ao movimento compartilhando suas finalidades, objetivo e o sua espiiritualidade, na fidelidade à própria Igreja, fé, e consciência.

Votos

Focolares são chamadas as comunidades nas quais vivem as pessoas que pronunciaram votos de castidade, pobreza e obediência no Movimento. Também fazem parte do focolare pessoas casadas que, fiéis ao próprio estado de vida e continuando a viver a própria vida familiar, partilham com os consagrados virgens a escolha radical de pôr em prática o amor evangélico e de viver para realizar a unidade.

Mariápolis (“Cidade de Maria”), que desde o início era um encontro de alguns dias para quem quisesse conhecer o espírito e o estilo de vida do Movimento dos Focolares, encorajando-os a viver segundo a lei do amor evangélico.

Também se deu o nome de Mariápolis a publicação que, desde 1958, mantém as comunidades do Movimento dos Focolares do mundo ligadas e que agora continua aqui de forma digital.

No primeiro dia de atividades, em Palmeira dos Índios, as pessoas estão realizando o primeiro dia de Mariapolis e receberam o povo indígena para um Toré, com o povo Pancashuri.

A Mariapolis é um congresso do Movimento dos Focolares e acontece em todas as cidades do Brasil .