Interior
Vinil em foco: 2ª Feira de Discos de Arapiraca celebra a força estética da música analógica
Evento será realizado na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, da Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), no coração de Arapiraca, das 13h às 18h neste sábado (2)
Já pensou participar de um evento cultural gratuito que reúne colecionadores e amantes da Música, em um encontro dedicado ao vinil e outros formatos analógicos? Você não precisa ir longe para vivenciar esse encontro de gerações.
Este sábado (2) promete ser um dia especial em Arapiraca, com a tão esperada 2ª Feira de Discos da cidade.
O evento será realizado na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, da Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), no coração de Arapiraca, das 13h às 18h.
Com entrada gratuita, a nova edição da Feira é uma celebração da rica experiência estética e auditiva que os discos de vinil oferecem.
O evento tem realização da Attack Sonoro Productions e da Júpiter Discos, com apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude; Agência Eitxa!; SOS Motores; Instituto de Evolução Profissional (IEP); Supritec; Extreme Tattoo; NASA - Sacolas Personalizadas; Dimas Vaz - Instrumentos Musicais; Helton Júlio Equipadora; e Gelocar.
“A Feira surgiu como ideia de unir as pessoas que colecionam e gostam de vinil — de Música de uma maneira geral. Tivemos uma boa aceitação na primeira edição, em junho deste ano. O mais incrível é que tinha muita gente nova olhando, procurando disco — adolescentes mesmo! Eles comprando disco e o pai do lado. Uma cena linda, mostrando esse encontro de gerações através do som analógico! Há pelo menos 10 anos, voltaram a ser fabricadas algumas vitrolas pequenas estilo ‘maleta’ e o boom dos discos chegou: o vinil, no ano passado, ultrapassou o número de CDs vendidos nos EUA! Isso é um bom sinal e estamos no momento certo fazendo este evento aqui na nossa cidade, que está sempre na vanguarda dos movimentos culturais”, pontua Carlos Eduardo Santos, um dos organizadores da Feira, por meio da Attack Sonoro Productions.
A diversidade de expositores desta nova edição é notável, com nomes como Júpiter Discos, Ginga Discos, Radiola 3 em 1, Vinil Ganimedes, Manoel Music, Solar Discos, Bolinho Discos, A Kentinha Variedades, Maykrofone Discos, Quinquilharia Discos, Sebo Escritos e Discos, Vine Discos, Dudu Discos, Use Vinyl e John Vinil, todos reunidos em um só local.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar, comprar, vender e trocar uma vasta gama de materiais relacionados à música e cultura vintage, com LPs, CDs, DVDs, fitas K7, livros, HQs, Blu-rays, bonés, camisetas e uma infinidade de tesouros musicais e culturais.
Mas a Feira de Discos não é apenas um espaço para "compra e venda", mas também um local onde as histórias dos discos e a cultura musical se entrelaçam.
Uma das atrações mais aguardadas do dia é a discotecagem de DJs que trarão os sons analógicos à vida. A DJ Fernanda Fassanaro, a DJ Débora Ginga e o DJ Arthur Luna vão criar uma atmosfera envolvente ao colocar vinis especiais para tocar, resgatando a autenticidade da nossa Música em sua forma mais pura.
E para adoçar ainda mais a experiência, a cantora Nara Fidelis fará uma participação especial, encantando o público com sua voz única e melodias que evocam sentimentos profundos.
Um dos expositores é, também, um dos organizadores, o discófilo Geneton Araújo, da Júpiter Discos, loja online que fez 5 anos de existência em julho. Além dele e de Carlos Eduardo, também está na produção do evento o Fernando Lopes, incentivador e realizador de eventos relevantes no município, como o Arapiraca Rock Clube.
“A nossa expectativa é a melhor possível para este evento, tanto com relação ao aumento de público, quanto de vendas. Haverá vinis por lá a partir de R$ 10! Então, a gente aconselha as pessoas a chegarem cedo para ‘garimpar’”, sugere Geneton.
Para ele, a relevância de uma Feira assim em Arapiraca é multifatorial. “Na minha opinião, a importância é múltipla, seja para os expositores ou para os compradores. Para os expositores, é ter onde expor — e a Feira abre esse espaço, já que a maioria não tem loja ou ponto físico. Já para os compradores, a oportunidade de adquirir algo presencialmente, vendo e analisando o disco em si e em mãos, tendo em vista que as lojas de vinil e afins foram quase todas extintas”, pontua ele, que é dono da loja online Júpiter Discos.
Em tempos de avanços tecnológicos, a 2ª Feira de Discos de Arapiraca é uma celebração da riqueza estética e do valor inestimável do vinil, que continua a cativar e inspirar apaixonados por Música de todas as idades. Um evento imperdível para quem deseja mergulhar na nostalgia, descobrir novas joias musicais e compartilhar sua paixão pela música analógica com uma comunidade vibrante de entusiastas.
Portanto, reserve esta data em seu calendário neste sábado (2) e prepare-se para uma viagem no tempo musical, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca.
A entrada é gratuita, mas as memórias e experiências musicais que você levará para casa serão inestimáveis e duradouras. Como um vinil.
Para mais informações, siga o perfil das redes sociais da Feira: www.instagram.com/feiradediscosarapiraca.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 23 pessoas morrem