Interior

Procon Arapiraca notifica Equatorial após denúncias de supostas irregularidades em vistorias

Distribuidora tem até cinco dias úteis para prestar esclarecimentos ao órgão de defesa do consumidor

Por Secom Arapiraca 28/04/2023 18h37 - Atualizado em 03/05/2023 10h12
Procon Arapiraca notifica Equatorial após denúncias de supostas irregularidades em vistorias
Equatorial Arapiraca - Foto: Reprodução

O Procon Arapiraca encaminhou, nesta sexta-feira (28), uma notificação à Equatorial Alagoas após tomar conhecimento de diversas denúncias de procedimentos questionáveis durante vistorias realizadas pela empresa no município.

Conforme vídeo que circula nas redes sociais e que foi denunciado ao Procon Arapiraca, funcionários da Equatorial Alagoas utilizam um “pau de selfie” para obter imagens, por meio de foto e vídeo, no interior de uma residência do município. A ação é feita sem qualquer autorização do proprietário. O método de obtenção de imagens sem consentimento prévio pode ser considerado uma invasão de domicílio.

A prática foi denunciada ao Procon de Arapiraca, que iniciou uma investigação e encaminhou uma notificação à Equatorial Alagoas, exigindo que a empresa se explique e adote medidas para evitar esse tipo de procedimento. A Distribuidora tem até cinco dias úteis para responder ao órgão municipal.

De acordo com o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, a privacidade é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e as empresas devem respeitá-lo em suas atividades. “A utilização de meios como o ‘pau de selfie’ para obtenção de imagens sem autorização do proprietário pode configurar uma infração aos direitos do consumidor, o que pode resultar em sanções para a empresa”, destacou.

João Pedro também informou que a denúncia foi encaminhada à Defensoria Pública.

Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas esclarece a postura veiculadas nas imagens não faz parte do procedimento da empresa e que está apurando os fatos para identificação de eventuais falhas e adoção das providências cabíveis.