Interior

Professores criam jogo literário a partir de livro infantil que história de Arapiraca

Professores da rede municipal de ensino criaram 'Andrezinho vai ao bosque'

Por Ascom Arapiraca 30/03/2023 15h47 - Atualizado em 30/03/2023 18h01
Professores criam jogo literário a partir de livro infantil que história de Arapiraca
Jogo tem como base o livro infantil 'Andrezinho e a árvore mágica das araras', lançado em 2021 pelo jornalista Davi Salsa e a psicopedagoga Fabiana Salsa - Foto: Ascom Arapiraca

Possibilitar a troca de conhecimentos e experiências em sala de aula, por meio da força da leitura no processo de alfabetização das crianças.

Com esse intuito, os professores da rede municipal de ensino de Arapiraca criaram o jogo literário “Andrezinho vai ao bosque”.

O jogo tem como base o livro infantil “Andrezinho e a árvore mágica das araras”, lançado em 2021 pelo jornalista Davi Salsa e a psicopedagoga Fabiana Salsa.

Segundo revela a coordenadora do Núcleo de Educação Integral, professora Ana Karla Messias, o propósito do jogo é fortalecer o processo de alfabetização dos alunos do 1º ao 5º ano nas escolas e creches de Arapiraca.

Ana Karla diz que o ano letivo de 2023 tem como tema: “Territórios educativos e cultura popular”. A coordenadora adianta que o tema será desenvolvido desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos.

Jogo 'Andrezinho vai ao bosque' (Foto: Ascom Arapiraca)

“Estamos realizando as formações com os professores para a aplicação do jogo infantil em sala de aula, por meio também de leituras compartilhadas, entre outras ferramentas no processo de alfabetização das crianças”, acrescenta.

O livro “Andrezinho e a árvore mágica das araras” é o primeiro do gênero que conta, de forma lúdica, a história de Arapiraca para as crianças.

Em um passeio com o seu cavalo Estrela Radiosa, o menino Andrezinho encontra duas araras falantes: Arari e Piracá. As araras vivem em uma grande árvore que deu origem ao lugar, com suas terras férteis e banhadas por um riacho onde vivem muitos peixes e outros animais.

No passeio, o menino imagina o lugar como uma cidade do futuro, com escolas, bibliotecas, praças, igrejas, estádio de futebol, entre outros monumentos históricos e atuais da cidade.