Interior
Obras da fábrica de leite em pó avançam no município de Batalha
Secretaria de Agricultura vai entregar em breve uma secadora de leite que vai beneficiar pequenos produtores da Bacia Leiteira
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas realizou, na quarta-feira (22), uma visita técnica às obras da segunda fase da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), no município de Batalha. A secretária Carla Dantas anunciou que será entregue pelo Governo do Estado uma secadora de leite, que vai beneficiar os pequenos produtores da região da Bacia Leiteira.
As obras estão 90% concluídas e a Secretaria de Agricultura já havia liberado recursos para o andamento da ampliação e reforma do local. Agora, com a entrega da secadora de leite em pó, será mais um investimento para os agricultores familiares. A fábrica vai poder produzir leite em pó, soro em pó, mistura láctea em pó, além de ter a possibilidade de produzir leite condensado.
Quando estiver em funcionamento, a capacidade de produção total será de 160 mil litros de leite diariamente, chegando a 12 toneladas de leite em pó. O leite vai ser entregue pelos pequenos produtores da Bacia Leiteira, o que vai gerar renda local.
“É muito importante ter uma fábrica como esta em funcionamento. O leite em pó dá uma validade maior ao produto, podendo chegar até um ano. Isso ajuda para que os pequenos produtores continuem produzindo e consigam comercializar da melhor forma no PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e no PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], porque muitos locais não conseguem armazenar e refrigerar grandes quantidades de litros de leite”, explica a secretária de Agricultura, Carla Dantas.
A fábrica de leite em pó vai produzir sacos de 200gr, de 400g. Atualmente, a UBL já está operando com leite pasteurizado do Programa do Leite. A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) é quem faz a gestão da Unidade de Beneficiamento de Leite.
“Esta será a primeira cooperativa a ter uma secadora de leite em pó das regiões Norte e Nordeste. Hoje, nós temos em média uma produção de 50 mil litros de leite e vamos precisar aumentar. Por isso, o projeto abraça a todos, porque a UBL tem papel integrador. Vamos ter um produto com todo o padrão que o mercado exige”, ressalta o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
A visita técnica também contou com a presença do presidente da Adeal, Otávio Tavares, a secretária Executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócios, Aline Melo, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Ademilson Neris, o técnico do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, além das equipes técnicas da Seagri, da Adeal e da CPLA.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas